10/09/2019 às 11:33, atualizado em 10/09/2019 às 11:36

Lacen vira referência no diagnóstico da tuberculose

Investimentos e capacitação de servidores são alguns dos fatores que levaram a esta certificação

Por Agência Brasília *

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/DF) foi certificado pelo Ministério da Saúde como referência regional para diagnóstico de tuberculose e micobacterioses não tuberculosas. 

Agora, as quatro unidades da federação existentes na Região Centro-Oeste brasileira – a segunda maior em superfície territorial – contam com todo o aparato oferecido pelo laboratório, que pertence à Secretaria de Saúde do DF.

“A habilitação no edital de referenciamento em tuberculose é fruto de investimentos na aquisição de insumos, capacitação de servidores, ampliação do escopo de análises e de esforços de toda a equipe do Lacen”, enfatizou o diretor do laboratório, Jorge Chamon.

O Lacen integra a estrutura da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) e, além do Centro-Oeste, poderá ampliar essa detecção para estados de outras regiões do território nacional.

Ele conta com equipamentos de última geração e realiza técnicas convencionais e moleculares para diagnóstico de doenças bacterianas, virais, fúngicas e parasitárias. 

Foto: Dênio Simôes/Agência Brasília.

As análises dos técnicos também colaboram com programas de diagnóstico e monitoramento terapêutico do Ministério da Saúde, o que contribuiu para que a unidade se tornasse um dos centros de referência em resistência bacteriana no Brasil.

 “É extremamente gratificante o fato de a Região Centro-Oeste contar com um laboratório de referência em tuberculose. Isso aumenta a capacidade de resposta diagnóstica e em um tempo oportuno para a população do DF e de nossos estados vizinhos”, complementou o gerente de Biologia Médica, Fabiano Queiroz.

 A Gerência de Biologia Médica (GBM) faz diagnóstico e controle de agravos de grande importância à saúde pública do DF. A unidade é composta pelos núcleos de Bacteriologia, Técnicas Especiais, Virologia, Parasitologia e Micologia. 

 * Com informações da Secretaria de Saúde/DF