12/09/2019 às 10:27, atualizado em 12/09/2019 às 10:57

Vacinação antirrábica urbana começa neste sábado (14)

Doses imunizadoras serão aplicadas em 219 locais. Próxima etapa está programada para o dia 21

Por Agência Brasília *

A primeira etapa urbana da campanha antirrábica de 2019 será aberta, neste sábado (14), para imunizar cães e gatos de 17 regiões administrativas do Distrito Federal. Haverá 219 unidades de vacinação funcionando das 9h às 17h.

Os locais onde haverá aplicação da vacina antirrábica são Asa Norte, Cruzeiro, Fercal, Guará, Jardim Botânico, Itapoã, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Park Way, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Vicente Pires.

“A meta, nesta primeira etapa urbana, é vacinar 135.338 animais”, informa o gerente da Vigilância Ambiental de Zoonoses, Jadir Costa Filho. “É importante a população levar cães e gatos a partir dos três meses de vida. Cadelas e gatas gestantes ou que estejam amamentando também devem ser vacinadas.”

[Numeralha titulo_grande=”135.338 ” texto=”Número de animais que devem receber a dose da vacina nesta primeira etapa urbana” esquerda_direita_centro=”direita”]

A segunda etapa urbana da campanha antirrábica ocorrerá no dia 21. Os locais atendidos serão Brazlândia, Ceilândia, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga, Estrutural e Águas Claras.

Área rural

 A primeira fase da campanha antirrábica, em 31 de agosto, contemplou a área rural do DF, onde 24.130 cães e gatos receberam a vacina. Naquele dia foram abertos 194 postos de vacinação nas zonas rurais de Águas Claras, Estrutural, Recanto das Emas, Gama, São Sebastião, Fercal, Sobradinho I e II, Paranoá, Ceilândia, Planaltina, Samambaia, Taguatinga, Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirante, Park Way, Santa Maria e Brazlândia.

Meta de vacinação

 A expectativa da Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SES) é vacinar, nos três dias de campanha, mais de 80% da população estimada de cães e gatos, ou seja, 246.735 cães e 24.673 gatos, totalizando 271.408 animais.  Estão disponíveis 270 mil doses de vacina para os três dias de campanha, num trabalho que envolve 2,5 mil pessoas, entre funcionários da SES, da Emater e estudantes de veterinária.

[Numeralha titulo_grande=”2,5 mil” texto=”Total de pessoas envolvidas na campanha antirrábica” esquerda_direita_centro=”direita”]

A doença

A raiva é uma doença infecciosa viral que acomete mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza por uma encefalite progressiva e aguda, com letalidade em aproximadamente 100% dos casos.  O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente através da mordida. Cães e gatos são os principais veículos de transmissão da doença.

No Distrito Federal, o último caso de raiva em humanos foi registrado em 1978. O último episódio de cães diagnosticados com a doença foi em 2000 e, de gatos, em 2001. A vacina antirrábica deve ser aplicada uma vez por ano; e, para os que nunca foram vacinados, é preciso repetir a dose em 30 dias.

Confira os pontos de vacinação que estarão abertos no sábado.

* Com informações da SES