12/09/2019 às 15:10

Hmib vence concurso sobre inovação no setor público

Unidade foi a única do GDF selecionada, pela Escola Nacional de Administração Pública, na categoria em que concorreu

Por Agência Brasília *

Um trabalho realizado pela equipe de Planejamento do Hospital Materno e Infantil de Brasília (Hmib) é um dos vencedores do 23º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Com o título Gestão na Saúde baseada em indicadores: Case Hmib, a equipe de Planejamento concorreu com outros 241 projetos, ficando entre os 30 selecionados que chegaram à final. 

O trabalho concorreu na categoria Inovação em Processos Organizacionais, Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital.

Foto: Renato Araujo/Agência Brasília

“O desenvolvimento desta plataforma onde todo nosso hospital está mapeado, tanto na parte assistencial, quanto na administrativa, é um facilitador para nós, gestores”, ressaltou o diretor do Hmib, Rodolfo Alves Paulo de Souza. “Por meio desses dados, podemos promover e monitorar ações para uma melhor assistência ao usuário”, ressaltou ele.

O concurso é divido em três categorias: Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo federal; Inovação em serviços e políticas públicas no Poder Executivo federal, além da que o Hmib saiu vencedor.

A iniciativa é promovida todos os anos pela Enap, desde 1996, em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. 

O intuito é valorizar as equipes de servidores públicos que se dedicam a pensar nas atividades cotidianas de uma maneira diferente, inovadora, que traga benefícios à gestão das organizações e às políticas públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

A comissão de avaliadores do concurso selecionou 30 iniciativas para a final desta edição, sendo dez em cada uma das três categorias. O Hmib foi o único selecionado do Governo do Distrito Federal na categoria em que concorreu.

Na reta final, as equipes finalistas fizeram a apresentação oral de cada trabalho. Depois, o Comitê Julgador escolheu cinco iniciativas vencedoras de cada uma das categorias.

O trabalho inscrito foi sobre a criação de uma plataforma no Google Docs, onde as informações sobre o hospital estão ao alcance de todos. São públicas, para quem quiser saber. 

[Olho texto=”É uma ferramenta bastante eficiente na questão da organização dos dados e da transparência, o que nos enche de orgulho” assinatura=”Elenilde Costa, gerente de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do Hmib” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

São dados de números de atendimentos, internações, cirurgias, partos, exames, materiais, medicamentos, satisfação dos usuários, custos de cada setor.

“Serve também como ferramenta para alunos, pesquisadores e para que a população possa acompanhar o que acontece aqui dentro”, destaca a gerente de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do Hmib, Elenilde Ribeiro Costa.

A cerimônia de premiação acontecerá durante a 5ª Semana de Inovação, a ser realizada em Brasília entre os dias 4 e 7 de novembro.

Conheça a plataforma criada pelo Hmib?

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF