13/09/2019 às 10:06

Odontologia do Hospital de Brazlândia passa por reformulação

Maternidade terá paredes pintadas e banheiros reformados; na internação da pediatria, a novidade é a transferência do posto de enfermagem para uma área bem maior e mais organizada

Por Agência Brasília *

O Hospital Regional de Brazlândia (HRBz) iniciou, esta semana, um processo de readequação de ambientes para melhorar a assistência odontológica na unidade. Com as intervenções estruturais, a população local contará com atendimento de endodontia, periodontia e cirurgia oral, inclusive para pessoas com necessidades especiais.

Segundo o referência técnica distrital em Odontologia da Região de Saúde Oeste, Risomar de Sousa Alves, será instalada uma bomba a vácuo e trocada a potência do compressor para dar suporte aos novos equipamentos. “Também vamos melhorar a divisão da sala para termos raio X”, complementa.

A sala ainda ganhará pintura nova e troca de pontos elétricos. Durante a reformulação, os atendimentos de Odontologia serão feitos nas unidades básicas de saúde da região.

Maternidade e berçário
Além da adequação do espaço que abrigará a Odontologia, o hospital já passa por manutenção predial em diversos pontos. Um desses locais é a Maternidade, que já teve a porta do corredor trocada, terá as paredes pintadas e banheiros reformados. No Berçário, as melhorias estão em fase de finalização.

“O berçário conta com oito leitos, sendo um deles de isolamento. Porém, este último ficava numa salinha junto a outros três berços e, quando precisávamos colocar uma criança em isolamento, perdíamos três bercinhos. Com as adequações, o de isolamento ficou numa sala sozinho”, explica o gerente de Apoio Operacional, Cristiano Sodré.

Além disso, a bancada dos profissionais, que antes ficava no canto da sala, foi colocada em área central, para facilitar o monitoramento dos bebês internados. 

O Centro Cirúrgico também entra no pacote de benfeitorias. “Vamos fazer uma janelinha para a entrada de roupas limpas e outra para a saída de roupas sujas. A porta central será apenas para entrada e saída de pacientes. Quando esta obra começar, iremos transferir as cirurgias para o Centro Obstétrico para que o atendimento não seja interrompido”, explica Sodré.

Foto: Mariana Raphael/Secretaria de Saúde-DF

Na internação da Pediatria, a novidade é a transferência do Posto de Enfermagem para uma área bem maior e mais organizada. 

Atualmente, os profissionais precisam dividir uma pequena sala para preparo de medicamentos, área administrativa e punção de veias de pacientes. No novo local, tudo foi dividido para que cada uma dessas atividades tenha seu espaço.

A rede de esgoto da unidade também está passando por manutenção, assim como o telhado. “Sempre fizemos manutenção, mas toda vez que a chuva chegava, ainda entrava água no hospital. Desta vez, já avisei: não quero uma gota de água de chuva dentro deste lugar”, diz o gerente de Apoio Operacional. Sendo assim, praticamente todo o telhado do hospital está sendo trocado.

Brazlândia recebeu R$ 1,1 milhão para a manutenção predial, que estão sendo empregados em benfeitorias de maior necessidade no hospital, Centro de Apoio Psicossocial e unidades básicas de saúde (UBS). “Na UBS do Incra 8, inclusive, já iniciamos os trabalhos, fazendo a adequação das portas, pintura e parte elétrica”, complementa Sodré. 

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF