16/09/2019 às 16:18

Umidade baixa: estado de emergência é suspenso no DF

Estado de alerta continua. População deve tomar cuidados com a saúde neste período de estiagem

Por Agência Brasília *

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil suspendeu nesta segunda-feira (16) o estado de emergência no Distrito federal, após dois dias com umidade relativa do ar acima de 12%. Portanto, as orientações quanto aos cuidados necessários com a saúde continuam neste período de estiagem. O DF retorna ao estado de alerta, ou seja, com umidade abaixo de 20%.

“É normal neste período do ano haver oscilação na umidade relativa do ar, mas os cuidados, como suspender a prática de atividades físicas e trabalho ao ar livre no período de 10h às 17h e aumentar a ingestão de líquidos, por exemplo, devem permanecer sendo adotadas pela população do DF”, explicou o subsecretário do Sistema de Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra.

A Defesa Civil tem informado, via SMS, a população cadastrada no sistema de alerta do órgão sobre as mudanças. Para solicitar o recebimento de alertas, o interessado deve enviar o CEP para o número 40199.

Fique atento quanto às principais recomendações do órgão:
🏋🏽‍♀️Evitar a prática de atividades ao ar livre no período de 10h às 17h;
🚰Aumentar a ingestão de líquidos;
🚿Evitar banhos prolongados com água quente e muito sabonete;
❄Evitar o uso excessivo de ar-condicionado;
🌞Usar protetor solar

Além do estado de emergência, em que a umidade relativa do ar fica abaixo de 125, a Defesa Civil classifica os níveis de umidade em mais dois tipos: o estado de atenção, quando a umidade fica entre 30% e 20% por cinco dias e o de alerta, quando a umidade ficar abaixo de 20% por três dias consecutivos.

* Com informações da Defesa Civil