19/09/2019 às 12:16

Arte se alia à saúde na recuperação de pacientes

Artesanato e terapia beneficiam pessoas com depressão e ansiedade

Por Agência Brasília *

Pacientes que sofrem com problemas psicológicos, como depressão e ansiedade, podem registrar melhorias e alívio por meio de atividades artísticas incluídas no tratamento. É o que demonstra o trabalho do grupo Arte e Saúde, formado pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Santa Maria. Práticas como automassagem e uma oficina de artesanato são oferecidas a 15 pacientes atendidos naquela região administrativa.

A turma confecciona bonecas de pano, conversa entre si e com a equipe de profissionais sobre os problemas cotidianos e aprende sobre os benefícios da automassagem, além de se consultar com a médica de família e comunidade, encarregada de prescrever novas receitas, quando necessário.

A técnica de enfermagem Eliete Almeida explica que as atividades, de cunho terapêutico, ajudam a reduzir a medicação, promovendo maior qualidade de vida e aumento da autoestima entre os pacientes. “Com o apoio de uma igreja, em Santa Maria, que cedeu o espaço, abrimos um local para atender a esse público”, conta.

Além do auxílio nas questões emocionais, a arte produzida pelos pacientes é vendida em bazares, sendo parte da arrecadação utilizada para comprar mais materiais. “Isso acaba ajudando também na renda de alguns pacientes, já que é uma arte feita por eles”, destaca Eliete.

As pessoas atendidas pela UBS 1 que desejam participar das atividades podem deixar seu nome no local. O serviço é oferecido na igreja localizada na “uadra 209 Sul de Santa Maria, toda quarta-feira, das 8h às 10h.