19/09/2019 às 11:35

Clínicas credenciadas fazem 487 ressonâncias em 20 dias

Quantidade corresponde a quase 24 procedimentos diários, segundo levantamento recente da Secretaria de Saúde

Por Agência Brasília *

Em 20 dias, as quatro clínicas particulares de imagem credenciadas pela Secretaria de Saúde (SES) efetuaram 487 exames de ressonância magnética. Esse número, referente a exames que começaram a ser feitos no fim de agosto, corresponde a uma média de quase 24 procedimentos por dia, segundo dados contabilizados até terça-feira (17) em um levantamento.

As ressonâncias foram feitas pelas clínicas Vilage (38), Organike (68), Brasília de Radiologia (190) e Centro de Imagens Gama (191). Recentemente, uma quinta empresa concluiu o processo de convênio com a SES, com capacidade para realizar até 300 exames por mês. “Já vamos oferecer a capacitação dos profissionais da empresa para que possam agendar com os pacientes em espera”, adianta o diretor do Complexo Regulador, Petrus Sanchez.

Outras dez clínicas se apresentaram para credenciamentos e aguardam a conclusão do processo para receber o treinamento e, na sequência, iniciar o agendamento dos pacientes. “Assim que todas as empresas fecharem os contratos de convênio e estiverem aptas a agendar, estimamos que mais de 5 mil exames sejam ofertados por mês”, anuncia o diretor.

Agendamentos

 De acordo com Sanchez, até o momento, 579 pedidos de exames foram agendados pelo Complexo Regulador para setembro. A prioridade é para os pacientes internados, os oncológicos e os que aguardavam há muito tempo na fila.

Todos os pedidos para o exame de ressonância feitos na rede pública de saúde são direcionados ao Complexo Regulador. Atualmente, há cerca de 23 mil solicitações pendentes, e o número tem aumentado depois que a população voltou a ter acesso aos exames. A demanda é calculada pela quantidade de solicitações, não por número de pessoas, já que um mesmo paciente pode ter diversas solicitações.

De acordo com a área técnica da SES, o cadastramento urgente para atendimento à população se tornou necessário depois que as três clínicas responsáveis pelas ressonâncias da rede pública interromperam o serviço devido a falhas nos equipamentos. Contudo, mais medidas estão sendo tomadas para melhorar a situação.

Melhorias

 Está em andamento um processo de aquisição de quatro aparelhos de ressonância magnética, a serem instalados nos hospitais regionais de Sobradinho (HRS), Santa Maria (HRSM) e Asa Norte (Hran), bem como no Centro Radiológico de Taguatinga (CRT).

Além disso, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), responsável pelo atendimento dos hospitais de Base, Santa Maria e pelas unidades de pronto atendimento (UPA), tem trabalhado na instalação de um aparelho próprio de ressonância magnética. Atualmente, nenhum está em funcionamento. Pela complexidade do equipamento, o tempo entre a compra e a instalação leva, em média, um ano.

* Com informações da SES