26/09/2019 às 14:12, atualizado em 26/09/2019 às 14:13

Conselheiros tutelares: candidatos devem credenciar fiscais para atuar no dia da votação

A eleição será no dia 6 de outubro

Por Agência Brasília *

Os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar devem indicar até o dia 30 de setembro as pessoas para atuarem como fiscais das mesas eleitorais no dia da votação, marcada para 6 de outubro. Eles podem designar ate? dois fiscais, por local de votac?a?o dentre os eleitores da região administrativa. 

O credenciamento pode ser feito pelo link http://eleicao.sejus.df.gov.br/?fiscal=true, onde também está disponível o modelo das credenciais de uso obrigatório, que devem ser expedidas pelos candidatos. 

Os concorrentes do processo de escolha sera?o considerados fiscais natos e na?o precisam de credenciamento. Os fiscais devem ter mais de 18 anos e na?o podem compor mesa receptora de votos ou de qualquer outro cargo decorrente do processo de escolha. 

Sera? admitido em cada mesa eleitoral apenas um fiscal por vez. A fiscalizac?a?o na?o podera? prejudicar a inviolabilidade da cabina e o sigilo do voto. O fiscal podera? acompanhar mais de uma sec?a?o eleitoral. 

Se o fiscal verificar alguma irregularidade devera? comunicar ao presidente da mesa eleitoral, que verificara? a natureza da irregularidade e tomara? as provide?ncias para corrigi-la. 

Caso seja indeferida a irregularidade apontada pelo fiscal, o presidente da mesa devera? constar na ata da mesa receptora. Os fiscais que atuarem perante as mesas eleitorais devera?o registrar a presenc?a na ata da mesa receptora.  

Informações: conselhotutelar.sejus.df.gov.br

* Com informações da Secretaria de Justiça