26/09/2019 às 13:18, atualizado em 26/09/2019 às 13:49

Inaugurada faixa adicional em balão de Águas Claras

Obras, que fazem parte do programa GDF Presente, incluem 380 metros de ciclovia e 450 metros de calçada e meios-fios

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Faixa adicional permite a quem circula pela região maior fluidez no trânsito. Todos ganham com isso | Fotos: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Objeto de demanda antiga dos moradores de Águas Claras e circunvizinhanças, o trecho do balão que cruza o Centro Universitário Euro Americano (Unieuro) ganhou uma faixa adicional para os motoristas. Realizada nesta quinta-feira (26), a cerimônia de inauguração da obra contou com a presença do secretário de Governo, José Humberto Pires, e do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF), Fauzi Nacfur Júnior.

A intervenção viária faz parte do GDF Presente, programa com ações voltadas para a comunidade. As obras, que estavam paradas há quatro anos, foram conduzidas pelo DER, em parceria com a Unieuro e a Administração Regional de Águas Claras. Com duração aproximada de 60 dias, os trabalhos de pavimentação dos 600 metros da faixa compreendem também a execução de 380 metros de ciclovia, além de 450 metros de calçada e meios-fios.

Ações conjuntas

“Esta é mais uma pequena intervenção com resultados”, define Fauzi Nacfur Júnior. “Esta obra é uma ligação muito importante na saída de Águas Claras, que, quando foi construída. não previa o aumento tão grande da população. O que nos resta é melhorar, com pequenas ações conjuntas e bem-estudadas. É o que acontece aqui.”

Obras de ampliação foram inauguradas nesta quinta-feira (26)

A nova faixa, explica o diretor-geral do DER, vai proporcionar uma melhora significativa no trânsito de Águas Claras, especialmente naquele local, que, com média diária de 50 mil veículos em circulação, é um dos pontos que mais geram engarrafamentos na cidade.

“Não vivemos só de grandes obras, mas também das obras necessárias para a população”, destaca o secretário José Humberto Pires. “Águas Claras é uma cidade que cresceu muito acima do planejado, e essa região começa a ter um conflito muito grande entre os motoristas que trafegam pelo balão e aqueles que saem da cidade. Essa obra foi pensada e realizada para isso.”