27/09/2019 às 16:51, atualizado em 27/09/2019 às 17:04

Saúde abastece a rede com material para aplicar soro

Os insumos serão repassados a hospitais e unidades básicas de saúde (UBSs). Gastos superam os R$ 200 mil

Por Agência Saúde *

Devido ao contrato de manutenção predial emergencial, foi possível à Secretaria de Saúde adquirir os equipos de forma mais célere, no valor de R$ 211.556,47. “O estoque estava reduzido há meses, mas conseguimos abastecer a rede. Como acabou de ser homologado um novo pregão, a próxima aquisição deve ser feita por contrato regular”, ressaltou o diretor de Programação de Medicamentos e Insumos para Saúde, Pedro Côrtes.

Foto: Breno Esaki/Saúde-DF?

Indispensável para aplicar soro nos pacientes, os tubos de material flexível, chamados de equipos, estão com os estoques reabastecidos na Farmácia Central da Secretaria de Saúde. A pasta adquiriu 267.793 unidades do insumo para repor, gradativamente, os hospitais públicos e as unidades básicas de saúde (UBS) do Distrito Federal.

O material serve para conectar o frasco do soro ao paciente. Com ele é possível controlar o fluxo, ou seja, a velocidade com que a medicação ou a dieta chega ao paciente. Para isso, existe uma pequena “pinça” no equipo (pinça de rolete), que pode ser aberta ou fechada para o controle do gotejamento.

“Com o equipo, é possível infundir soro no paciente pelas veias. Ele é um insumo médico essencial, usado em todos os níveis de atenção”, explicou o diretor.

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF