29/09/2019 às 08:02, atualizado em 29/09/2019 às 08:11

Sinalização de 400 km de trilhas será concluída até os 60 anos de Brasília

Acordo de intenções foi assinado durante o lançamento do projeto Caminhos do Planalto Central

Por Agência Brasília *

Foto: Luis Tajes / Setur

O Caminhos do Planalto Central, que mapeou 400 quilômetros de trilhas em todo o Distrito Federal, estará sinalizado e estruturado até o próximo dia 21 de abril, quando Brasília completa 60 anos. O anúncio foi feito durante o lançamento do projeto, neste sábado (28), no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. Na ocasião, foi assinado um acordo de intenções entre as secretarias de Turismo, de Meio Ambiente e de Agricultura, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Além de concluir a sinalização, o acordo de intenções interinstitucional irá permitir que sejam identificados o potencial turístico, de geração de empregos e de preservação ambiental pelo Caminhos do Planalto Central. “Um grupo de trabalho será montado para que possamos desenvolver estratégias de desenvolvimento desse projeto e para promover ações de divulgação nacional e internacional para que esse produto seja comercializado”, afirmou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

“Com o governo e sociedade trabalhando juntos, iremos conseguir sinalizar e estruturar toda essa rota. A Secretaria de Turismo convidou todo o GDF a fazer parte desse projeto e tudo o que está acontecendo aqui é o reflexo de muito trabalho de muitas pessoas”, complementou.

O lançamento oficial do Caminhos do Planalto Central contou com a participação de mais de 250 pessoas, entre trilheiros e autoridades. Grupos de caminhantes, corredores, ciclistas e cavaleiros vieram de diversos lugares do Distrito Federal para comemorar a realização de um sonho que começou a ser construído por diversos voluntários há cerca de dois anos e que em, 2019, foi abraçado pelo Governo do Distrito Federal. “Conseguimos chegar aqui com a ajuda de diversos parceiros e com o incentivo que recebemos”, comemorou Márcio Bittencourt, representante do grupo de ciclistas.

“Temos que reconhecer a importância da sociedade nesse projeto. O empenho dela fez com que fosse possível fazermos esse lançamento hoje”, disse o secretário de Governo, José Humberto, que representou o governador Ibaneis Rocha. “Todos nós do governo temos uma parte nesse lançamento, mas nada disso aconteceria sem os voluntários que estão todos os dias ou finais de semana dedicando o tempo e recursos para a concretização desse projeto”, frisou o secretário de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, André Pitaguari Germanos.

Pegada do projeto Caminhos do Planalto Central | Divulgação / Setur

Para João Carlos Machado, um dos coordenadores do Caminhos do Planalto Central, a sociedade e o Governo do Distrito Federal estão fazendo um projeto de parceria para preservar o patrimônio, a cultura, o meio ambiente e incentivar o Turismo no Distrito Federal. “Estamos convidando toda a cidade a conhecer o Cerrado e construindo um equipamento público de 400 quilômetros para estar todos os dias disponíveis. Estamos convidando o Brasil e o mundo a conhecerem as belezas que temos”, comemorou.

O Caminhos do Planalto fará parte do Caminho dos Goyases, que liga a cidade de Goiás Velho à Chapada dos Veadeiros, ambos no estado goiano, que é um dos quatro circuitos da Redetrilhas. O projeto é dividido em três arcos que contam a história e apresentam as belezas naturais e arquitetônicas da capital brasileira. “Cerca de 60% das trilhas passarão pelos nossos parques. Essas atividades são importantes para a preservação ambiental. É estratégico levar as pessoas que gostam dessa prática para ajudar a preservar”, ressaltou o presidente do Ibram e ex-ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte.

A solenidade de lançamento contou com a presença do secretário de Governo, José Humberto, da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, do secretário de Ecoturismo do MMA, André Pitaguari Germanos, da secretária-executiva da Secretaria de Agricultura, Marília Marreco Cerqueira, do presidente do Ibram, Edson Duarte, Maria Laurinda Nogueira da Emater-DF, do subsecretário de Relações Institucionais, Valtenir Souza, do secretário-executivo da Secretaria de Projeto Especiais, Roberto Andrade, do presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, do embaixador da Espanha, Fernando Garcia Casas, e do pároco da igreja Dom Bosco, padre Jonathan Costa, entre outras autoridades.

Redetrilhas

O projeto Caminhos do Planalto Central faz parte da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Redetrilhas), cuja regulamentação está a cargo da Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente. Criada por meio de uma portaria interministerial, assinada pelos ministérios do Turismo e Meio Ambiente e pelo ICMBio em outubro do ano passado, a RedeTrilhas é composta por percursos que ligam diferentes biomas de Norte a Sul do País.

São identificadas com um símbolo de uma “pegada” amarela no chão e podem ser percorridas a pé, de bicicleta ou utilizando outros modos de viagem não motorizados. A pegada do Caminhos do Planalto Central tem a imagem da Torre de TV Digital.

A Rede de Trilhas de Longo Curso engloba várias trilhas locais e regionais. São quatro os circuitos criados: Litorâneo, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS); Caminhos Coloniais – do Rio de Janeiro até Goiás Velho (GO); Caminhos dos Goyases – entre Goiás Velho e a Chapada dos Veadeiros (GO); e Caminhos do Peabiru, ligando o Parque Nacional do Iguaçu (PR) ao litoral paranaense.

* Com informações da Secretaria de Turismo