30/09/2019 às 16:58

Varjão é o campeão da Taça das Favelas Brasília 2019

Competição busca dar oportunidade aos jovens talentos de comunidades e promover a igualdade social, gerando oportunidades por meio do esporte. O projeto é realizado em mais 11 capitais brasileiras

Por Agência Brasília *

Jovens do Varjão conquistaram a Taça das Favelas em decisão realizada em Samambaia. Foto: Varjão Futebol Clube

Após três meses de disputa entre as comunidades do Distrito Federal, a Taça das Favelas, um dos maiores campeonatos de futebol amador de campo do mundo, teve a grande final nesse sábado (28). O Varjão Futebol Clube levou a taça para casa, ficando em primeiro lugar na categoria masculina após derrotar a equipe de Samambaia Norte. A decisão foi realizada na Arena 310, em Samambaia Sul.

O torneio foi realizado em três etapas: “peneiras”, classificatórias e finais. No total, foram formados 48 times, compostos por jovens entre 14 e 17 anos, dos quais 32 masculinos e 16 femininos – 12 times a mais que na última edição.

“Foi uma grande disputa. Sabemos o quanto esse título foi suado e o quanto nossos meninos treinaram. Quero parabenizar todos os envolvidos, inclusive o técnico do time, Nilton Janshen de Santana, que trabalha conosco na administração regional e tem se dedicado em treinar esses meninos talentosos”, festejou Nair Queiroz, administradora do Varjão.

A Taça das Favelas tem como objetivo dar oportunidade aos jovens talentos de comunidades e promover a igualdade social, gerando oportunidade e visibilidade por meio da prática desportiva. O projeto é realizado em mais 11 capitais brasileiras. No Distrito Federal, a iniciativa do projeto é da Central Única das Favelas do Distrito Federal (Cufa/DF) em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer e Rosa dos Ventos Produções.

“O evento promove o esporte de participação e inclusão integrando os jovens de todas as comunidades do Distrito Federal. O futebol é muito importante na nossa cultura, ele ajuda na qualidade de vida, entretenimento e na inclusão social. Além de mobilizar os jovens, a Taça das Favelas tem como tradição revelar talentos. Para a maioria dessas crianças e adolescentes esta é uma oportunidade única para despontar no esporte”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz.