01/10/2019 às 20:56, atualizado em 01/10/2019 às 21:10

Grupo de trabalho revitaliza parques infantis do Paranoá

Central de Recuperação de Parquinhos conta com viatura do Corpo de Bombeiros que seria leiloada

Por Emanuelle Coelho, da Agência Brasília

Região possui 44 praças e quase todas contam com parquinhos | Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

Espaços para lazer e brincadeiras no Paranoá não serão mais problema. Os parquinhos quebrados, enferrujados e sem reformas das praças do Paranoá estão com os dias contados e darão lugar a equipamentos novos, todos reformados pela Central de Recuperação de Parquinhos, estrutura instalada na Diretoria de Obras da Administração Regional do Paranoá (Dirob). Inaugurado na semana passada, o serviço tem como meta revitalizar todos os parques da cidade.

A região administrativa possui 44 praças e quase todas contam com parques infantis. Os equipamentos da Quadra 7 foram os primeiros a receber reforma.

Moradora do Paranoá há 23 anos, Vera Lúcia Firmino de Souza conta que a comunidade aguardava pela ação há mais de quatro anos. “Adoro meu parquinho. Agora meu neto vai poder voltar a brincar aqui”, comemora.

Oito pessoas ficam responsáveis pelas reformas dos equipamentos | Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

Na quadra funcionam o Centro de Educação Fundamental 01 (CEF 01) e um Centro de Atenção Integral à Criança (Caic). Aluna do CEF 1, Maria Júlia, 11 anos, diz que estava sentindo falta do espaço público. “Minha mãe não deixava mais eu brincar aqui, porque os brinquedos estavam enferrujados e ela tinha medo de eu me machucar”, relata.

Bianca Ferreira, 13 anos, lembra que gostava de brincar de pique-pega no local. “É bom brincar aqui, porque tem areia. Agora está ficando tudo maravilhoso”, festeja.

As reformas

Uma equipe de oito pessoas é a responsável pelas reformas dos equipamentos. Quando percebem ser possível que os reparos sejam feitos no local, os trabalhadores já põem a mão na massa ali mesmo. Mas quando um trabalho mais minucioso se impõe, os brinquedos são levados para a Central de Recuperação de Parquinhos.

Os equipamentos são transportados em uma viatura com todas as ferramentas necessárias para executar os trabalhos. Cedido pelo Corpo de Bombeiros, o veículo estava inutilizado pela corporação e pronto para ir a leilão quando seu destino mudou: foi doado para a Administração Regional do Paranoá, reformado e adaptado para o trabalho.

Viatura escapou de leilão para continuar a servir à população do DF | Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

Segundo o administrador regional do Paranoá, Sérgio Damaceno, a ideia surgiu com o intuito de agilizar as demandas por reforma dos parques infantis. Os trabalhos serão contínuos e realizados em parceria com a iniciativa privada.

“Em alguns casos era necessário apenas uma graxa para melhorar o funcionamento do equipamento. Estou alegre com esse trabalho, é uma coisa que recarrega a bateria. Está dando muita satisfação ver o resultado”, relata o administrador.

Os moradores que quiserem solicitar os serviços de revitalização devem ligar para o Disque Parquinhos, das 8h às 12h e das 14h às 17h, por meio do telefone (61) 3369-2627.