01/10/2019 às 16:22, atualizado em 01/10/2019 às 18:28

Música na hora do almoço, uma boa pedida

Flautista apresenta repertório clássico e popular para o público que frequenta o restaurante comunitário da Estrutural

Por Agência Brasília *

A flautista Patrícia Cyriaco se apresenta no restaurante comunitário da Estrutural | Foto: Arquivo pessoal

O cardápio do restaurante comunitário da Estrutural traz, nesta quarta-feira (2), um item especial: música. A unidade recebe a flautista Patrícia Cyriaco, que promete repertório bastante variado. “Teremos música popular brasileira, choros, sambas e música erudita de diferentes períodos da história da música”, destaca a artista. É o projeto Almoço Musical, que, a partir da próxima semana, estará em cartaz todas as terças-feiras.

Servidora de carreira da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Patrícia tinha o hábito de estudar no local de trabalho. “Certa vez percebi que as crianças e jovens, ao irem chegando para o turno da tarde, ficavam curiosas e surpresas”, lembra. “Daí pensei em juntar a minha necessidade de praticar a execução instrumental da flauta transversal e tocar músicas para as pessoas apreciarem”.

Gosto popular

Nas aparições anteriores no restaurante, onde se apresenta desde maio, ela já executou peças famosas, como uma ária da Bachiana nº 5, de Heitor Villa-Lobos; Carinhoso, de Pixinguinha; Carioquinha, de Waldir Azevedo; Garota de Ipanema, de Tom Jobim; e o primeiro movimento da Sonata em sol menor, de Bach.

Para a apresentação desta quarta-feira, a flautista selecionou, como principais destaques, Yesterday, do repertório dos Beatles; Asa Branca (Luiz Gonzaga), O barquinho (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) e Brasileirinho (Waldir Azevedo). Ela adianta que haverá outras músicas e garante que quem for almoçar no restaurante vai apreciar.

Não será surpresa para o público que frequenta o local se Patrícia abrir o microfone para um dueto com os frequentadores. Ela costuma tomar essa iniciativa, que sempre é bem-recebida. Sabendo que um almoço musical sempre é boa pedida, o secretário de Desenvolvimento Social, Ricardo Guterres, aproveita para reforçar o convite à comunidade: “Temos 14 restaurantes comunitários; se você é artista e quer apresentar seu trabalho, essas unidades estão de portas abertas. Basta escolher alguma deles e procurar pelo gerente local”.

A artista

Carioca, Patrícia Cyriaco desde cedo teve contato com a música. Quando morava no Rio de Janeiro, seu pai, aos domingos de manhã, gostava de ouvir ópera e colocava diferentes peças no toca-discos. “Alíás, discos de vinil eu conservo até hoje”, afirma a artista.

Quando veio morar em Brasília, Patrícia começou a estudar flauta-doce com a avó materna. Aos 13 anos, ingressou na Escola de Música de Brasília (EMB), onde formou-se no curso técnico de flauta transversal e de lá seguiu carreira, ingressando no bacharelado em flauta transversal e licenciatura em música pela Universidade de Brasília (UNB).

Projeto Almoço Musical
Terças-feiras, a partir das 11h, no restaurante comunitário da Estrutural.
Refeição: R$ 1

* Com informações da Sedes