01/10/2019 às 12:48, atualizado em 01/10/2019 às 15:25

Outubro Rosa é destaque em cerimônia do GDF

Solenidade de Troca das Bandeiras, promovida pela Secretaria de Segurança Pública, teve as ações voltadas à saúde entre os temas abordados

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

Fotos: Vinicius de Melo / Agência Brasília

Iniciada nesta terça-feira (1º), a campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a sociedade para a necessidade de prevenção contra o câncer de mama, foi destaque na solenidade de Troca das Bandeiras, promovida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Durante o evento, o vice-governador Paco Britto, representando o governador Ibaneis Rocha, hasteou a Bandeira do Brasil.

“Vamos fazer [essa campanha] não só sobre a saúde da mulher, que é fundamental, mas também sobre a não violência contra a mulher”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, sendo endossado pelo vice-governador, que disse: “Essa doença atinge toda família. Devemos combater, agilizar e dar o atendimento necessário para podermos trabalhar com paz e serenidade”.

Na solenidade, foram distribuídos pequenos laços de cor rosa – símbolo da luta contra o câncer de mama, que estimula a participação da população, empresas e entidades –, ao som do Hino Nacional e do Hino da Bandeira, executados pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do DF. Servidores recém-aposentados e autoridades militares e civis receberam certificados em homenagem aos relevantes serviços prestados à SSP.

Fotos: Vinicius de Melo / Agência Brasília

 

Integração no GDF

“[Esta cerimônia] é o resgate dos símbolos da pátria e é o norte a ser seguido, lembrando o civismo que aprendemos nas escolas” declarou Paco Britto, que aproveitou para elogiar o espírito colaborativo dos órgãos do GDF. “Nunca antes no Distrito Federal houve essa integração, onde todos trabalham pela unidade pública.”

O secretário de Segurança Pública conclamou os servidores para fechar o ano com as metas atingidas. “Este é um ano significativo na mudança da segurança pública do DF”, disse, lembrando o trabalho feito no sentido de “dar uma organizada na casa” e citando, como exemplo positivo, a queda nos índices de criminalidade no DF.

“A troca de informações é um avanço muito grande e é da sociedade”, frisou Anderson Torres, referindo-se ao termo de cooperação técnica e operacional entre a Polícia Federal e a SSP/DF, assinado pelo secretário e pelo superintendente da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira, durante a cerimônia. O intuito desse acordo é o desenvolvimento de projetos e ações de interesse comum, voltados ao treinamento de recursos humanos e ao compartilhamento de tecnologias e informações no combate à criminalidade no DF.

Comemoração mensal

Instituída pela SSP por meio da Portaria n° 37, de 25 de março de 2019, a solenidade de Troca das Bandeiras é realizada sempre no primeiro dia útil de cada mês, com a presença do efetivo, autoridades e convidados.

O evento tem o objetivo de fomentar o espírito cívico e incentivar atos de patriotismo, além de divulgar, difundir e promover os símbolos da pátria, bem como integrar os servidores da SSP e dos órgãos vinculados à pasta.

Além do vice-governador e do secretário de Segurança Pública, também participaram da solenidade o secretário chefe da Casa Civil, Valdetário Monteiro; os respectivos comandantes-gerais da Polícia Militar do DF e do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronéis Julian Pontes e Emilson dos Santos; o corregedor-geral da Polícia Civil do DF, Anderson Espíndola e o diretor-adjunto do Detran, Valmir Lemos, além de juízes; delegados e agentes da PC, oficiais e praças da PMDF e do CBMDF, agentes do Detran e alunos dos colégios militares Tiradentes e Dom Pedro II.