02/10/2019 às 12:15

GDF e Embaixada da Polônia promovem ações de conscientização ambiental

Parceria com o Ibram leva alunos da rede pública a aulas itinerantes e coleta de lixo durante a Semana Climática da União Europeia

Por Agência Brasília *

Com o objetivo de comemorar a Semana Climática da União Europeia, a Secretaria de Relações Internacionais (SRI-DF) fez uma parceria com a Embaixada da Polônia e o Brasília Ambiental (Ibram) promovem aulas itinerantes sobre conscientização do meio ambiente e ações de coleta de lixo para estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Os participantes também têm contato com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A iniciativa promove ações comuns que podem ser aplicadas à realidade dos participantes, na tentativa de sensibilizar os jovens brasilienses sobre a proteção do planeta. Durante as atividades são utilizados materiais biodegradáveis, como pratos comestíveis, copos de fibra de mandioca, luvas e sacos plásticos de decomposição rápida.

Um dos temas centrais das atividades é o bioma do Cerrado e a importância de sua preservação como berço das águas. Nas pequenas aulas de educação ambiental, maquetes exemplificam os impactos do desmatamento e da ação do homem sobre as bacias hidrográficas.

Até o fim da Semana Climática a expectativa é que mais de cem estudantes tornem-se multiplicadores do que aprenderam. A próxima ação da Semana Climática será realizada nesta quinta-feira (3), no Centro de Ensino Médio Elefante Branco (Cemeb), com participação de cerca de 40 alunos.

Durante as atividades, também colocam a “mão na massa” a Encarregada de Negócios da Embaixada da Polônia no Brasil, Sra. Marta Olkowska; a assessora especial da SRI-DF, Thaís Barbosa; e a assessora de projetos especiais do Brasília Ambiental, Erika Gadelha; além de outros representantes das três instituições. Já participaram da iniciativa estudantes da Escola Classe 831 de Samambaia, no dia 25 de setembro, e do Centro do Ensino Médio 01 do Paranoá, no dia 30 do mês passado.

Implementação dos ODS
A iniciativa da Semana Climática contribui para a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Distrito Federal, com as seguintes iniciativas:

  • Realizar ações focadas em diferentes escolas públicas do Distrito Federal e propor oportunidades de aprendizagem, por meio de novos instrumentos pedagógicos e debates sobre temas atuais. A ação de coleta de lixo e o uso de materiais biodegradáveis nas atividades também contribui para apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais em práticas de melhoria.
  • Conscientizar os estudantes sobre a importância da destinação correta dos resíduos gerados, o que contribui para assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento em sua região e, por consequência, no DF como um todo. As atividades também tratam sobre o impacto do descarte do lixo para a disponibilidade de água potável.
  • Incentivar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos e encorajar a capacidade humana de gerar mudanças para proteção do planeta.
  • Evidenciar a necessidade de preservar, conservar e promover o uso sustentável das bacias hidrográficas, dos rios e lagos do Distrito Federal para prevenir e reduzir significativamente a poluição das águas.
  • Demonstrar a importância de uma gestão mais sustentável das florestas, parques do DF e do combate à derrubada e o corte ilegal de árvores nativas, visando proteger e recuperar os ecossistemas terrestres, sobretudo a natureza do Cerrado.

Serviço:
Pauta: Conscientização ambiental e coleta de lixo na Semana Climática
Data: 3 de outubro, das 9h às 12h
Local: Centro de Ensino Médio Elefante Branco (Cemeb), SGAS 908 Módulo 25/26, Brasília, DF.

*Com informações da Secretaria de Relações Internacionais