03/10/2019 às 17:22, atualizado em 04/10/2019 às 15:24

Estudantes do Gama recebem visita do embaixador de Trinidad e Tobago

A visita faz parte do Programa Embaixadas de Portas Abertas. O objetivo é estreitar laços com o corpo diplomático e apresentar diferentes culturas aos jovens brasilienses

Por Agência Brasília *

Nesta quinta-feira (3/9), o embaixador de Trinidad e Tobago, Sr. Amery Browne e sua equipe visitaram o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 5 do Gama como parte do Programa Embaixadas de Portas Abertas (PEPA), coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI-DF) com apoio da Secretaria de Educação (SEEDF) e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).

O objetivo da iniciativa é estreitar laços com o corpo diplomático residente em Brasília e apresentar diferentes culturas aos jovens brasilienses. Professores e estudantes envolveram-se em atividades ao longo do mês para recepcionar os representantes da Embaixada.

Além de aprenderem sobre as atualidades, história e cultura da nação caribenha, os participantes do programa tinham o objetivo de aprender sobre o local onde vivem e um resumo sobre as regiões brasileiras, que culminaria na apresentação dos trabalhos no dia da visita.

Essa foi a primeira vez que o embaixador Browne visitou pessoalmente uma escola pública no Brasil, desde que iniciou seu trabalho no país. “Já conheci muitas escolas pelo mundo, mas nunca vi tantos estudantes talentosos como aqui”, ele afirmou. Na ocasião, também apontou o interesse da instituição em apoiar outros projetos da escola, para além das ações programáticas do PEPA.

Pelo entendimento de que o aprendizado não se limita às salas de aulas porque contribuem também com o combate à evasão escolar e a distorção idade-série, existem diversas iniciativas em vigor na CEF 5. Dentre elas, o programa de Educação Integral lidera importantes ações, como a horta escolar, capoeira, Jornal Escola e música-violão.

Sob o mote “juntos somos mais fortes”, outros projetos são estabelecidos na escola para envolver a comunidade local – a exemplo, os Jogos Interclasse, Olimgama, Gincana Estudantil, Escola e Família de mãos dadas contra as drogas e a violência.

Na ocasião, também estiveram presentes o Chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Internacionais, Emiliano Abreu, e a Coordenadora Central da Gerência de Acompanhamento de Programas e Projetos Educacionais do GDF, Adriana Motta Souto Maior.

Relação Brasil-Trinidad e Tobago

Em 2015, Brasil e Trinidad e Tobago celebraram cinquenta anos de relações diplomáticas. A intensificação no relacionamento entre Brasil e Trinidad e Tobago, a partir da década passada, insere-se no processo mais amplo da aproximação política e econômica com toda a região do Caribe. No histórico dessa relação, em 2008, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre os dois países, e, em 2010, foi realizada a I Cúpula Brasil-Comunidade do Caribe (Caricom).

Por conta da afinidade cultural, as possibilidades de cooperação em temas como produção de espetáculos de carnaval têm sido objeto de consultas entre seus interlocutores, além disso, têm sido explorados novos vínculos em setores como turismo e agricultura por terem atrativo de investimento. Em 2018, a relação comercial bilateral totalizou US$ 757,88 milhões (Comex Stat).

* Com informações da Secretaria de Relações Internacionais