05/10/2019 às 15:06, atualizado em 05/10/2019 às 17:27

Ação social em prol das crianças do Vale do Amanhecer, em Planaltina

Evento teve lanche, almoço, distribuição de brinquedos e atrações que encantaram a garotada

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

Vice-governador Paco Britto participou de evento comemorativo antecipado ao Dia da Criança. Foto: Vinícius Melo/Agência Brasília

Os sorrisos estampados nos rostos de quarenta crianças e adolescentes do Centro Espírita Irmã Celina, na Vila Pacheco – Vale do Amanhecer – foram o destaque, desse sábado (5) ensolarado, durante a ação social da Legião da Capital Moto Clube de Planaltina (DF). Durante o evento comemorativo antecipado ao Dia da Criança, na chácara Nossa Senhora D’Abadia, sede do Moto Clube, o vice-governador Paco Britto entregou, simbolicamente, presentes aos jovens de dois a 15 anos. A garotada se deliciou com a mesa de frutas do café da manhã, além de guloseimas como pipoca, picolés e algodão-doce. Por volta de 12 horas, foi servido um almoço.

Os pequenos também puderam se divertir com brinquedos infláveis, pula-pula, e com uma atração especial: a escada magirus do caminhão do Corpo de Bombeiros Militar do DF. Mateus Guilherme Bezerra, 7 anos, não escondeu a ansiedade, enquanto esperava sua vez para subir a escada. “Sou corajoso”, disse, sorrindo, sob o olhar atento de sua mãe, Raimunda Bezerra, 54 anos. “A gente se diverte aqui; sai da rotina, vê gente diferente”, explicou essa mãe de nove filhos, que vive há 10 anos no Vale do Amanhecer.

O vice-governador parabenizou a iniciativa da associação de motociclistas, fundada há seis anos, com 40 membros, que vem desenvolvendo ações sociais  durante as principais datas festivas do ano, como a Páscoa e o Natal. “Parabéns pelo belíssimo trabalho, por levar um pouco de conforto a essas crianças e suas famílias”, elogiou Paco, que foi recebido pelo diretor social da associação do Moto Clube, o deputado distrital Cláudio Abrantes.  “Quando perguntei, a uma das crianças, qual foi o dia mais bonito de sua vida, ela me respondeu: quando os motoqueiros chegam para visitar a gente”, contou, realizado, o deputado.

As dezoito famílias das crianças recebem assistência de 20 voluntários  por meio de doações de cestas básicas, distribuição de sopas, entre outros auxílios. Há 20 anos à frente do centro espírita, a diretora Magda Feola da Cunha, 60 anos, conta que a comunidade é muito carente. “Essa ação é  importante, pois integra e permite que essas famílias vejam outra realidade, diferente da que elas vivem no dia a dia”, observou.

As irmãs Ana Carolina, 14 anos, e Vitória Pereira, 13 anos, são exemplos do resultado desse trabalho. Elas também aproveitaram o dia. “É bem legal; é uma coisa diferente, que não estamos acostumadas no dia a dia”, confidenciou Carol, estudante de oitavo ano do Ensino Fundamental. “Gosto muito dos brinquedos”, completou uma sorridente Vitória.

Também participaram da ação social o administrador regional de Planaltina, Gilson Amorim; o presidente da Legião da Capital Moto Clube, Fernando Bezerra, e os membros da associação, acompanhados de suas famílias. A Polícia Militar apoiou fornecendo o ônibus para o deslocamento das famílias da Vila Pacheco até a chácara. Também estiveram presentes os componentes da Divisão de Operações Especiais, da Polícia Civil do DF.