07/10/2019 às 09:54

Governo vai construir Unidade Básica de Saúde no Mangueiral

Edital de licitação para as obras saiu no DO desta segunda-feira (07). Unidade provisória já deverá funcionar nos próximos meses

Por Renata Moura, da Agência Brasília

A comunidade do Jardim Mangueiral vai finalmente pode contar com uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A Secretaria de Saúde estuda um ponto provisório de atendimento dentro da cidade enquanto o primeiro posto definitivo é construído na Praça de Atividades nº 2, lote 1. Edital para licitação das obras, onde serão investidos mais de R$ 3,6 milhões, foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (7). 

“Nossa expectativa é que, entre licitação e obra, tudo esteja concluído em até um ano e três meses”, precisa a diretora de Atenção Primária da Regional Leste de Saúde, Mirlene Guedes. Segundo ela, hoje a população local estimada em 17 mil pessoas é assistida na Policlínica do Lago Sul, localizada na QI 23. 

Mirlene diz que a Secretaria de Saúde já está à procura de um local provisório para abrigar pelo menos uma equipe de saúde da família. “Vamos levar o atendimento para dentro do bairro. Acredito que em breve, a comunidade já vai poder contar com os serviços”, avalia a diretora. 

Ela explica que quando a UBS definitiva estiver em pleno funcionamento, serão disponibilizadas quatro equipes de saúde da família. Cada uma composta por um médico, um enfermeiro, três técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde. 

Entre os serviços oferecidos nessas unidades estão: vacinação, realização de pequenos curativos, atendimento pré-natal, acompanhamento de recém-nascidos, de crianças, idosos e mulheres.