15/10/2019 às 16:11, atualizado em 15/10/2019 às 16:38

Defesa Civil declara estado de emergência devido à seca

Órgão recomenda, entre outros cuidados, evitar o uso de ar-condicionado e fazer refeições leves

Por Agência Brasília *

Por registrar por dois dias consecutivos umidade relativa do ar abaixo de 12%, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do DF, declarou nesta terça-feira (15), estado de emergência no Distrito Federal. Ontem, em Brazlândia, foi registrado 11% de umidade e hoje (15), no Gama, o mesmo índice.

O subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, alerta para os cuidados durante esse período. “Deve-se evitar atividades físicas e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h. Além disso, é importante aumentar a ingestão de líquidos e evitar banhos prolongados com água quente”, destaca.

O coronel destaca ainda que o estado de emergência, bem como as orientações sobre os cuidados durante este período, possui apenas o caráter de recomendação. Não existe, portanto, qualquer norma legal que obrigue a adoção das medidas, como o de suspensão de aulas e expediente de trabalho, por exemplo.

Outras orientações são: evitar o uso de ar-condicionado, fazer refeições leves, usar protetor solar e umedecer o ambiente com aparelhos ou toalhas molhadas. Também é sugerido pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos seis vezes ao dia. Este procedimento evita o ressecamento nasal, diminuindo a ocorrência de sangramento, além de hidratar os olhos com colírios apropriados.

Mantenha-se informado

A Defesa Civil mantém a população informada por meio do sistema de alerta do órgão, via SMS. Para solicitar o recebimento desses avisos, o interessado deve enviar o CEP para o número 40199.

Além do estado de emergência, a Defesa Civil classifica os níveis de umidade em mais dois tipos: o estado de atenção, quando a umidade fica entre 30% e 20% por cinco dias e o de alerta, quando a umidade ficar abaixo de 20% por três dias consecutivos.

 

* Com informações da Secretaria de Segurança Pública