15/10/2019 às 18:00, atualizado em 15/10/2019 às 18:12

Equipe brasiliense tenta vaga no principal torneio de futebol de 5

Jogadores da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais são beneficiários do Compete Brasília, programa capitaneado pela Secretaria do Esporte e Lazer

Por Agência Brasília *

Foto: Secretaria do Esporte e Lazer / Divulgação

Em busca de uma vaga na Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 5, a equipe da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV) embarcou para São Paulo, por meio do Compete Brasília, para disputar a Série B do campeonato nacional no Centro de Treinamento Paralímpíco Brasileiro. As primeiras partidas serão realizadas nesta quarta-feira (16) e as disputas vão até domingo (20).

O time comandado pelo técnico Marcelo Ottoline terminou o campeonato regional Centro-Norte, no primeiro semestre deste ano, na terceira posição. O resultado garantiu a vaga para a série B do Campeonato Brasileiro.

“Todas as competições que a gente participa são oficiais. E sempre viajamos com as passagens do Compete Brasília. São duas competições por ano organizadas pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). O torneio do primeiro semestre credencia para o segundo semestre. Nosso terceiro lugar, no início do ano, foi um resultado bom porque nos classificou para o nacional e ainda contou pontos para o Bolsa Atleta Distrital. Agora a nossa meta é disputar a Série A em 2020”, destacou o treinador.

Os treinos da equipe da ABDV são realizados três vezes por semana no Centro Integrado de Educação Física (Cief). O mais experiente do grupo é o jogador Abraão Lincoln Vieira, 42 anos. Ele pratica o futebol de 5 desde 1998. Além de fazer parte da equipe, Abraão também ajuda a garotada mais nova.

“Os garotos chegam no Cief tímido e, muitas vezes, eles vão obrigados pelos pais. A gente tenta mostrar a importância do Futebol de 5 não só na formação do atleta, mas para a vida. Esta modalidade dá autonomia para o deficiente visual poder andar só, ajuda na mobilidade, locomoção e noção de espaço. E tudo isso a gente aprende com os treinamentos”, destacou.

No futebol de 5, os jogadores recebem o comando do técnico, do goleiro e do chamador do time. O chamador é considerado o “olho” da equipe. Guilherme Freitas é o chamador do time do DF, e ele conta sobre o trabalho realizado no Cief. “Lá a gente desenvolve um treinamento de iniciação esportiva, de forma voluntária e gratuita, para as crianças com deficiência visual. Apresentamos e incentivamos todas as crianças a praticarem a modalidade”, declarou.

Nesta edição do Campeonato Brasileiro da Série B, a ABDV vai disputar o título com as equipes: União dos Atletas Cegos do Distrito Federal (Uniace/DF), Escola de Cegos do Maranhão (Escema/MA), Associação D´Eficiência Superando Limites (Adesul/CE), Associação Paraibana de Cegos (Apace/PB), Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs/RS), Associação Maestro Esporte Clube (Maestro/PR) e Instituto Nova Visão (INV/SP).

Confira o time da ABDV: Abraão Lincoln Vieira, Lenilson dos Santos, Victor Pavez, Jeferson Cavalcante, Bruno Pereira, Yuri Mendes, Amaury Marques, Daniel Iturria e Marcelo Rodrigues.

Compete Brasília

O programa tem como objetivo incentivar a participação de atletas e paratletas de alto rendimento das mais diversas modalidades em campeonatos nacionais e internacionais, por meio da concessão de transporte aéreo (destinos nacionais e/ou internacionais) e/ou transporte terrestre (destinos nacionais).

 

* Com informações da Secretaria do Esporte e Lazer