18/10/2019 às 08:46, atualizado em 18/10/2019 às 16:16

Obras avançam na via de acesso ao novo fórum do Itapoã

Trabalhos de pavimentação e duplicação alcançam 600 metros e têm valor estimado em R$ 550 mil

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

Fotos: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

O tão sonhado asfaltamento da via popularmente chamada de “Avenida Brasil”, alusão à famosa telenovela da TV Globo, foi realizado pelo Governo do Distrito Federal nesta quinta-feira (17), depois de capítulos e mais capítulos de espera para a população do Itapoã. O trecho vai beneficiar moradores das quadras 202, 203, 367 e 318, propiciando mais condições de acesso e funcionamento ao novo fórum da região.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O administrador do Itapoã, Deliomar Louzeiro, anuncia planos de extensão da obra. “Esse é um trabalho muito importante para a comunidade. O governador [Ibaneis Rocha] pediu atenção para a região e assim estamos fazendo. Esse será apenas o início, pois a intenção é de realizarmos a pavimentação até o Itapoã Parque”, adianta.

A obra de pavimentação e duplicação tem 500 metros de extensão. O trabalho foi realizado de forma direta pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e tem o valor estimado em R$ 550 mil. No local foram realizados os serviços de terraplanagem, base para pavimento e colocação de capa asfáltica.

Cerca de 350 toneladas de asfalto foram utilizadas. A equipe reuniu 30 homens e dispôs 11 máquinas para este trabalho: três rolos compactadores, uma pá mecânica, uma motoniveladora, um caminhão-pipa, cinco caminhões basculantes e uma vibroacabadora.

A finalização da obra está prevista para a próxima sexta-feira (18/10). Após a entrega da via será realizada a colocação do meio-fio. Para tanto foi solicitado à empresa Bela Via, que tem o contrato em vigor para a manutenção de vias e ações tapa-buracos no Itapoã, que realize o orçamento. Uma vez aprovado o documento pela equipe da Novacap, o grupo empresarial deve colocar a guia de calçadas na próxima semana.

Rosângela Araújo: “Não tenho como negar a satisfação que esse governo está me trazendo”

Moradores

Quem vive por lá não esconde o entusiasmo em ver parte de seus problemas solucionados.

“Esses seis anos aqui foram muito sofridos. Muita poeira, esgoto a céu aberto e muito mato, além da dificuldade em ir e vir. Não tenho como negar a satisfação que esse governo está me trazendo”, comemora Rosângela Araújo de Melo, 49 anos.

Outro morador que comemora a ação é Elisson Rodrigues Aragão, 37 anos.

“O que a gente já passou com esgoto, enxurrada e poeira aqui não está escrito. Ficamos muito motivados quando vimos a equipe chegando aqui para trabalhar. Vamos até fazer uma faixa para agradecer o governo e a administração por isso”, anuncia Elisson.