19/10/2019 às 10:00, atualizado em 21/10/2019 às 11:35

Guará ganha estrutura para escoamento de águas

Moradores tinham suas ruas e casas inundadas em período chuvoso

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

| Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal, por meio do programa GDF Presente, realizou na manhã desta sexta-feira (18) a construção de uma manilha para escoamento de água na QE 38 conjunto H, no Guará II. A área trazia constante preocupação aos moradores da região que, nos períodos de chuva, tinham suas ruas e casas inundadas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A administradora do Guará, Luciane Quintana, ressalta a pertinência desse trabalho para os moradores do Guará. “Nós assistimos a um vídeo de moradores tentando evitar que a água entrasse em suas residências e percebemos que o local realmente fica intransitável na chuva. Com o GDF Presente, nós vamos sanar essa demanda, que é extremamente antiga”, relata Luciane.

Para solucionar o problema, a união fez a força. Foram cedidos areia e cimento da administração, maquinário e mão de obra do Polo Central II do GDF Presente. Além disso, a Novacap doou as 15 manilhas necessárias para a construção da boca de lobo na área do alagamento.

Quem vive por lá relata que já não tinha mais esperança de que a obra acontecesse. Um exemplo é Epaminondas Nunes, 77 anos, morador da região há 30. Ele fiscaliza de perto o grupo de trabalho.

“Eu já tentei fazer de tudo para resolver isso aqui. Já construí desvios, já fiz até uma boca de lobo improvisada. Era triste ter que ficar debaixo de chuva rapando a água para não entrar na minha casa”, relata o morador.

| Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Também morador da região, Fernando Cavalcante, 58 anos, tranquiliza-se em ver a atuação do GDF. “Aqui formava uma poça de lama, e as pessoas não conseguiam passar pois a água acumulava toda nessa região. Nós estamos extremamente agradecidos”, comemora Fernando, apontando para o local dos incidentes. “É um alívio ver o governo trabalhando aqui.”

O programa

O GDF Presente é uma parceria firmada pelo Governo do Distrito Federal junto à Secretaria Executiva das Cidades, à Secretaria de Governo, à Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), ao Sistema de Limpeza Urbana (SLU) e à Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe).

Em resumo, o principal objetivo do programa é agilizar o atendimento e resolver demandas da população.