22/10/2019 às 11:55, atualizado em 22/10/2019 às 11:56

A Noite Amarela: terror exclusivo no Cine Brasília 

Longa paraibano, um “slasher” espiritual, ganha a companhia de Luna, filme sobre mulheres que tiveram imagens íntimas vazadas nas redes 

Por Agência Brasília *

“O terror é o gênero narrativo que mais se aproxima da nossa realidade”, avalia Ramon Porto Mota, diretor do brasileiro A Noite Amarela. “Nossa realidade está se dissolvendo, e essa é uma característica essencial das histórias de horror.” O filme que estreia nesta quinta-feira (24) na capital federal, com exclusividade no Cine Brasília.

 Selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda, onde estreou em janeiro passado, o longa paraibano conta a história de adolescentes que resolvem comemorar a conclusão do ensino médio com uma viagem de amigos para uma casa abandonada numa ilha. Trata-se de um “slasher” espiritual ou terror psicológico, com tons de romance adolescente de formação e amadurecimento. No roteiro, enigmas contraintuitivos dialogam com fenômenos quânticos.

 “O filme aponta para a tendência do cinema nacional contemporâneo, que vem ganhando força em 2019, de desenvolvimento do ‘thriller’”, diz o programador do espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Rodrigo Torres. Ele aponta para outros exemplos recentes desse gênero, como Bacurau (Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, 2019) e Morto Não Fala (Dennison Ramalho, 2018). “Por que a escolha desta forma narrativa neste momento?”, provoca.

 Outro longa nacional que entra em exibição e também trata de juventude é Luna. Conta a história da estudante Luana (Eduarda Fernandes), que tem um vídeo íntimo vazado nas redes sociais, enfrentando o sentimento de vergonha e outras consequências, chegando a flertar com a hipótese de suicídio.

Foto: Divulgação

 A descoberta da homossexualidade a partir da relação com a amiga Emília (Ana Clara Ligeiro) constrói uma narrativa de superação da condenação da mulher por suas escolhas sexuais fora da curva da heterossexualidade. Luana vence a contenda porque decide enfrentar o fenômeno do “slut-shaming”, um “bullying” com corte de gênero com a finalidade de estigmatizar as mulheres.

 Luna coloca em discussão o enfrentamento de agendas conservadoras que buscam aprisionar o corpo feminino na heterossexualidade normativa. O filme é dirigido por Cris Azzi, em sua primeira experiência como ficcionista. O filme competiu no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2018.

E continua por mais uma semana Greta, o longa do cearense Armando Praça. Ambienta percursos de vida marginais em torno do cotidiano de Pedro (Marco Nanini), um enfermeiro homossexual de 70 anos, fã da atriz sueca Greta Garbo. Na quarta-feira, o filme terá três sessões, às 16h, 18h e 20h.


Fichas técnicas, sinopses e programação.


Noite Amarela

De Ramon Porto Mota (2019, horror, Brasil, 102 min, 12 anos)

Sete amigos e amigas terminam o ensino médio e decidem fazer uma viagem para comemorar a conclusão de uma etapa da vida que abre. A divulgação fala de um “teen movie” macabro sobre o medo do futuro e do desaparecimento; do desconhecido, do escuro e da morte. O cenário é uma casa de praia localizada em uma pequena e isolada ilha.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ok4ML42u2oo


Luna

De Cris Azzi (2018, drama, Brasil, 89 min, 14 anos)

Sinopse: Luana (Eduarda Fernandes) e Emília (Ana Clara Ligeiro) se conhecem no primeiro dia de aula e se tornam amigas. A amizade intensa e explosiva é interrompida, quando Luana tem sua intimidade exposta nas redes sociais e descobre que a afirmação de sua escolha sexual é um caminho para enfrentar constrangimentos.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?time_continue=122&v=Zzeo1Dyb0qc


Greta

De Armando Praça (2019, drama, 97 minutos, Brasil, 18 anos)

Sinopse: No filme “Greta”, de Armando Praça, Marco Nanini interpreta um enfermeiro de 70 anos (Pedro) que é fã de Greta Garbo, atriz sueca dos anos entre 1920 e 1930. Ele ajuda um jovem criminoso hospitalizado, Jean (Démick Lopes), a escapar e acaba se envolvendo romanticamente com ele. É inspirado livremente na peça de teatro “Greta Garbo, Quem Diria, Acabou no Irajá” (Fernando Melo, 1970).

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Xktcr_OV42A

 

Programação de 23 a 27 de outubro

23/10

16h: Greta

18h: Greta

20h: Greta

24/10

16h: Greta

18h: A Noite Amarela

20h: Luna

25/10

16h: Greta

18h: Noite Amarela

20h: Luna

26/10

16h: Greta

18h: Noite Amarela

20h: Luna

27/10

16h: Greta

18h: Noite Amarela

20h: Luna


Serviço

Cine Brasília

Entrada inteira a R$ 12  (bilheteria só aceita dinheiro)

Endereço: Asa Sul, entrequadra 106/107. Telefone: (61) 3244-1660


* Com informações da Secretaria de Cultura (Secec)