23/10/2019 às 15:44, atualizado em 24/10/2019 às 12:32

Defesa Civil alerta sobre chuvas fortes em regiões do DF

Chove em várias áreas do Distrito Federal, nesta quarta-feira (23). Para receber os alertas é necessário fazer cadastro prévio pelo número 40199

Por Agência Brasília *

As temperaturas no Distrito Federal permanecerão relativamente altas até a próxima sexta-feira (25). O clima quente e úmido favorece pancadas de chuvas, principalmente nos períodos da tarde e da noite, acompanhadas de raios e ventos, com velocidade entre 40 km/h e 60 km/h. As informações são do Instituto do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Subsecretaria do Sistema De Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), emitiu alerta à população e faz uma série de orientações aos brasilienses.

Para receber os alertas é necessário fazer um cadastro prévio. Para solicitar o recebimento desses avisos, o interessado deve enviar o CEP para o número 40199. De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, quando as chuvas forem acompanhadas de raios, é importante não usar telefone ligados em tomadas e não ficar próximo de canos, janelas e portas metálicas. “A orientação é não utilizar equipamentos ligados à rede elétrica, principalmente se tiverem sido molhados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito”.

Caso haja destelhamento devido aos ventos fortes, a orientação é permanecer dentro da residência e procurar abrigo, como uma mesa ou cama, para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha.

Para quem estiver na rua quando começar uma chuva, a Defesa Civil faz as seguintes recomendações:

– Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés;
– Não empinar pipas ou aeromodelos com fio;
– Não andar a cavalo;
– Não permanecer na água;
– Evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas;
– Não permanecer em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
– Não permanecer no alto de morros ou no topo de prédios;
– Não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos;
– Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.

Piscinas
Durante as chuvas, a orientação é não entrar em piscinas ou lagos por conta do risco de raios e descargas elétricas. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de tromba d’água.

No caso de inundações, se começar a entrar água dentro de casa, a orientação é desligar o disjuntor para evitar o risco de eletrocussão. O religamento da rede só deve ocorrer depois que ela for revisada, para que não haja colapso no sistema.

Veículos
Em veículos, a dica é não passar por locais alagados. “Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e nem arriscar a própria vida”, orienta Bezerra. Ele acrescenta que, no caso de alagamento inevitável, a pessoa deve sair do carro imediatamente.

Emergências
Em situações de emergência, o primeiro órgão a ser acionado é o Corpo de Bombeiros Militar do DF, pelo 193. A Defesa Civil é chamada pelos bombeiros quando há ameaça iminente de desabamento de estruturas.

Canal direto
O canal direto com a Defesa Civil, para esclarecimento de dúvidas ou solicitações, é o 199 ou pelos telefones 3362-1906/1909.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública