23/10/2019 às 15:46, atualizado em 23/10/2019 às 15:48

Pessoas em vulnerabilidade recebem tratamento bucal

Ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Conselho Regional de Odontologia

Por Agência Brasília *

Desde o início da semana, pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal passam por atendimento de saúde bucal. A ação ocorre dentro da Semana de Saúde Bucal e é fruto de uma parceria entre a pasta e o Conselho Regional de Odontologia do DF.

Na terça-feira (22), as atividades aconteceram para cerca de 160 pessoas na Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias (Unaf) e na Unidade de Acolhimento para Mulheres (Unam), respectivamente no Areal e em Taguatinga.

Nesta quarta-feira (23), outras 300 pessoas foram atendidas no Centro Pop de Taguatinga e na Unidade de Acolhimento para Idosos (Unai), também Taguatinga. Na quinta-feira (24), a atividade se encerra no Centro Pop Brasília, na Asa Sul, onde são esperados perto de 300 usuários do serviço.

O trabalho voltado para a prevenção é realizado por alunos dos cursos de Odontologia de diversas instituições de ensino superior do Distrito Federal –  bem como por estudantes do curso de Auxiliar de Saúde Bucal promovido pela Associação Brasileira de Odontologia. 

Foto: Divulgação/Sedes

Durante os encontros ocorrem, principalmente, atividades educativas – palestras de orientação quanto aos cuidados de higiene bucal – e entrega de kits de higiene.

O Conselho Regional de Odontologia do DF lembra que a Semana de Saúde Bucal na celebração do Dia do Cirurgião-Dentista, em 25 de outubro. O presidente do CRO, Marco Antônio dos Santos, diz que as ações têm a finalidade de informar e promover a sensibilização da população mais vulnerável”.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Ricardo Guterres, firmar parcerias como essa são fundamentais para ofertar um atendimento ainda mais qualificado ao cidadão. “O objetivo é sempre promover o bem-estar e a qualidade de vida a toda a população do DF, sem distinção”, destaca.

* Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social