23/10/2019 às 15:20, atualizado em 23/10/2019 às 15:29

Sol Nascente: famílias em área de risco são retiradas

Moradores foram realocados em local seguro para, assim, possibilitar que as obras de saneamento continuem

Por Agência Brasília *

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) tem trabalhado para garantir mais qualidade de vida às famílias assentadas em zonas ambientalmente frágeis, impróprias para urbanização e que vivem em situação de vulnerabilidade. Desta forma, nesta quarta-feira (23/10), foram retiradas algumas casas de moradores do Sol Nascente que estavam em áreas de risco.

As família foram realocadas em local seguro para, assim, possibilitar que as obras de saneamento continuem. As moradias estavam em zonas de interferência – locais destinados exclusivamente à construção de adutoras, drenagem, esgotamentos e pavimentação .

Foto: divulgação Codhab

Assessores da Codhab fizeram levantamento sobre as condições de vida, origem, fonte de renda de cada morador e, também, orientaram sobre os procedimentos na mudança do local.

As famílias removidas serão, em breve, realocadas para um empreendimento do programa habitacional da Companhia seguindo todos os critérios da lei nº 3877/06.

“A princípio fiquei muito preocupada, mas depois recebi em minha casa a equipe da Codhab, com psicólogo, assessores e assistente social que explicaram toda a situação, tiraram minhas dúvidas e me senti muito acolhida. Essa ação do GDF realmente era necessária porque vai trazer melhorias para todos moradores do local. E o principal é que não vou ficar desamparada, terei minha moradia de volta”, relatou Inaê Santana

Ismar de Melo, assessor da Codhab, relata a importância desta ação que irá contemplar aproximadamente 400 famílias levando infraestrutura, qualidade de vida e segurança para o Sol Nascente. “Com essa obstrução que foi feita, a rua terá acesso liberado, o que facilitará a vida de todos os moradores. Todos poderão ter direito aos serviços públicos como Polícia Militar, Bombeiro e outros serviços que antes não chegavam até lá. Os moradores estão sendo remanejados para um lugar muito melhor e tudo está sendo realizado de uma maneira respeitosa”, disse José Goudim Carneiro, administrador do Sol Nascente.

* Com informações da Codhab