24/10/2019 às 11:13, atualizado em 25/10/2019 às 15:12

Caesb participa da Semana de Ciência e Tecnologia

Companhia apresenta diversas atividades no evento, como estandes educativos e o Expresso Ambiental

Por Agência Brasília *

Estudantes atentos às informações apresentadas nos estandes da Caesb: participação da companhia é destaque na 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia | Foto: Marcos Peixoto / Caesb

Em cartaz até domingo (27) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) oferece, entre seus destaques, a participação da Caesb. A companhia marca presença com um estande de 50 metros quadrados e com o Expresso Ambiental, um ônibus dedicado à educação ambiental.

O Expresso Ambiental é uma atração que desperta a curiosidade de crianças e adultos. Em suas instalações, uma maquete de seis metros mostra como entender o ciclo do saneamento, desde a captação de água no manancial até a devolução do efluente tratado no corpo hídrico.

São contemplados diversos aspectos, como a proteção de mananciais, o saneamento rural e urbano, as estações de tratamento de água e esgoto, drenagem pluvial, resíduos sólidos, uso consciente da água (instalações hidráulicas e prediais) e até mesmo o manejo do lodo de esgoto que, atualmente, é utilizado pela companhia na recuperação de áreas degradadas.

Segundo a Caesb, essa ferramenta foi criada para enriquecer o atendimento à comunidade, principalmente as escolas, incentivando o debate sobre o consumo consciente de água e a importância da participação da sociedade no bom funcionamento dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário.

Jogos e informações

No estande da companhia, os visitantes têm acesso a diversas informações e atividades. Uma é a maquete com as oito bacias hidrográficas que nascem na região. Outra atividade é o jogo da trilha, que tem como objetivo ensinar às crianças o uso consciente do sistema hidrossanitário de uma casa de maneira lúdica.

A Caesb também expõe um minilaboratório de microbiologia, para despertar adultos e crianças sobre as técnicas laboratoriais, por meio de demonstração das análises de controle de qualidade da água para os parâmetros de turbidez, pH, condutividade, cloro residual livre, coliformes totais e E. Coli., além da técnica de cromatografia.

 Ciclo da água

O lago Paranoá é outra atração no estande da companhia. Nesse módulo são apresentados vários conceitos, como eutrofização, meio eutrófico e oligotrófico. Além disso, a história do lago Paranoá é contada desde sua criação até os dias de hoje, passando por períodos de poluição e técnicas de reversão desse quadro. No estande também é possível conhecer uma membrana de ultrafiltração, tecnologia de ponta utilizada no tratamento de água da Caesb.

A companhia expõe ainda terrários, para introduzir o conceito de ciclo da água, economia e proteção de mananciais. Há módulos de assoreamento que explicam como se dá o assoreamento na prática, trazendo a importância da proteção de mananciais.

Projeto aprovado

A Caesb participou de seleção pública e apresentou proposta à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) com vistas à obtenção de financiamento para promover eventos de difusão científica e popularização da ciência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019.

Elaborada pela analista de sistemas de saneamento Karina Bassan, a proposta foi aprovada com nota final de 97,5. Com a pontuação, a companhia recebeu R$ 48.955, recursos aplicados em melhorias na estrutura para a educação ambiental e na montagem do estande. A mostra é aberta ao público, sendo a visitação das 9h às 20h, até sábado; e das 10h às 20h, no domingo.

* Com informações da Caesb