24/10/2019 às 18:51, atualizado em 25/10/2019 às 10:31

Campanha contra o sarampo será encerrada nesta sexta-feira (25)

Vacina continua disponível em todo o Distrito Federal

Por Agência Brasília *

| Foto: Mariana Raphael e Breno Esaki / Saúde-DF?

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, com foco nas crianças de seis meses e em menores de cinco anos, acaba nesta sexta-feira (25). A segunda etapa será realizada entre 18 e 30 de novembro e terá como público-alvo os adultos com idade entre 20 e 29 anos.

A campanha contra o sarampo teve início em 7 de outubro. A iniciativa visa atualizar o cartão de vacina com a tríplice viral – que, além de proteger contra o sarampo, também previne contra caxumba e rubéola.

Apesar de sexta-feira (24/10) ser o último dia dessa campanha, a vacina está disponível conforme a rotina das salas, que funcionam de segunda a sexta-feira nos horários específicos de cada local.

Balanço parcial

A cobertura da tríplice viral no Distrito Federal, entre janeiro e agosto, alcançou 86,9%. Conforme levantamento realizado pela Gerência de Imunização da Secretaria de Saúde, de janeiro a 12 de outubro de 2019 foram investigados 221 casos suspeitos de sarampo no DF, dos quais três confirmados, 178 descartados e 40 ainda em investigação.

Doença

O sarampo é uma doença viral aguda de alta transmissibilidade. É suspeito de ter a enfermidade o indivíduo que apresente febre alta, acima de 38,5ºC, e manchas avermelhadas pelo corpo acompanhadas de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente da idade e da situação vacinal.

Em caso de sinais e sintomas da enfermidade, deve-se procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima e informar ao profissional sobre sua situação, além de dizer se teve contato com algum caso suspeito. Recomenda-se que as pessoas com suspeita de portar a moléstia evitem deslocamentos desnecessários, pois a doença é altamente contagiosa.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde