25/10/19 8:00
Atualizado em 28/10/19 às 10:04

Inscrições de novos alunos na rede pública são prorrogadas

Até o momento, a Secretaria de Educação já recebeu quase 34 mil matrículas. Mesmo assim, processo (apenas pela internet) agora vai até terça (29)

Estudantes interessados em ingressar na rede pública de ensino do Distrito Federal terão mais alguns dias para realizar as inscrições, que seguem, apenas pela internet, até a próxima terça-feira, 29 de outubro. A prorrogação do prazo, que terminaria nesta quinta-feira (24), é para compensar o adiamento do começo das inscrições, que ocorreu em setembro.

Clique aqui e faça sua inscrição. Antes, tire todas as suas dúvidas sobre as matrículas aqui.

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Até o momento, cerca de 34 mil novos estudantes já realizaram a inscrição, tanto pela internet quanto pela Central 156. O período de inscrição é apenas para novos estudantes, que ainda não estão matriculados em escolas públicas. A Secretaria de Educação ressalta que os interessados não devem fazer filas em frente às escolas, porque  isso não será considerado e não irá garantir vaga. 

Para realizar a inscrição para a matrícula, o interessado precisará ter em mãos o CPF do estudante e o CEP da residência em que mora ou do trabalho dos pais ou do responsável legal. 

Com o total de novos inscritos na rede pública para 2020, a Secretaria de Educação realiza o cruzamento das vagas disponíveis na rede com as solicitadas e aloca os novos estudantes em unidades o mais próximo possível do endereço informado no momento da inscrição.

Esse período é importante para que a SEEDF faça o planejamento do ano letivo de 2020, visto que todos os estudantes que procuram a rede, a partir dos 4 anos, devem ser matriculados. 

Dessa forma, caso o interessado espere pelas vagas remanescentes, ele corre o risco de estudar em uma unidade mais distante, já que, nesse período, apenas as vagas que sobraram após a efetivação das matrículas são disponibilizadas.

Resultado e efetivação
O resultado das inscrições para novas matrículas está previsto para ser divulgado no dia 19 de dezembro, no site da SEEDF. Já a efetivação da matrícula deve ser realizada em janeiro de 2020, na escola em que o interessado foi contemplado. As vagas remanescentes devem ser abertas apenas após a efetivação das matrículas dos estudantes inscritos no período correto.

Jovens e adultos
Para maiores de 15 anos que não terminaram o ensino fundamental e maiores de 18 anos que deixaram de concluir o ensino médio e agora querem  finalizar os estudos, as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos, tanto pela internet quanto pela Central 156, terão início nesta sexta-feira, 25 de outubro, e seguirão até o dia 1º de novembro. 

Todas as regionais de ensino ofertam 1º, 2º e 3º segmentos, para promover o acolhimento das pessoas que se afastaram da escola na idade regular.

* Com informações da Secretaria de Educação