29/10/2019 às 19:42, atualizado em 30/10/2019 às 13:36

Ibaneis participa de posse de novo desembargador do TJDFT

Advogado Robson Vieira Teixeira de Freitas é o 48º integrante da corte

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília

| Foto: Renato Alves / Agência Brasília

O advogado Robson Vieira Teixeira de Freitas é o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). A sessão solene de posse foi realizada na tarde desta terça-feira (29), na sede do TJDFT, comandada pelo presidente da corte, desembargador Romão Cícero de Oliveira, e com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Agora desembargador, ele foi nomeado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, conforme decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) no primeiro dia de outubro. O nome do advogado integrou lista tríplice formulada pelo Tribunal Pleno do TJDFT a partir de lista sêxtupla enviada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional do DF.

Ao apresentar o 48º integrante do TJDFT, o presidente da corte, Romão Cícero de Oliveira, valorizou o currículo do segundo magistrado de segundo grau a ocupar uma cadeira de desembargador. Robson Vieira Teixeira de Freitas nasceu em Brasília, tem 49 anos, é casado e pai de duas filhas.

[Olho texto=”Não tenho dúvidas de que o desembargador Robson vai prestar grande serviço à população do DF” assinatura=”Ibaneis Rocha, governador do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Graduou-se em Odontologia e, depois, em Direito na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O magistrado tem especialização em Direito Público com ênfase em Advocacia Pública e Master Business Law em Direito do Estado – Constitucional, Administrativo e Tributário.

Robson iniciou a atividade jurídica como servidor de carreira da Justiça do Trabalho. Em 2005, assumiu o cargo de procurador do Distrito Federal. Na advocacia pública, ocupou os cargos de procurador-geral adjunto do DF, de procurador-chefe, de procurador-coordenador e de assessor-chefe da Assessoria Especial da Procuradoria-Geral do DF, além de ter integrado o Conselho Superior da instituição em quatro biênios.

| Foto: Renato Alves / Agência Brasília

“Sobretudo é advogado e é nesta qualidade que é recebido nesta corte. Os advogados são imprescindíveis à prestação jurisdicional”, discursou o desembargador Romão. Para o presidente do TJDFT, o novo integrante é credenciado “pelos conhecimentos abrangentes que ostenta e pela larga experiência na advocacia”. “É sangue novo injetado entre nós para que possamos fazer Justiça nova”, acrescentou.

O governador Ibaneis Rocha também enalteceu a posse do novo desembargador. “Temos orgulho de ser um filho de Brasília que chega ao TJDFT. Pela competência e pela carreira, não tenho dúvidas de que o desembargador Robson vai prestar grande serviço à população do DF”, destacou.

Além do chefe do Executivo local, compuseram a mesa da solenidade o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, a vice-procuradora-geral de Justiça, Selma Sauerbronn, e o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior.