29/10/2019 às 14:53, atualizado em 29/10/2019 às 14:55

Três em cada 10 empreendedores do DF são autônomos

Segundo pesquisa da Codeplan, 297 mil pessoas (67,1%) trabalham com essas atividades, sendo que 42% se concentram nas regiões de média e baixa renda

Por Agência Brasília *

O Boletim de Empreendedorismo do Distrito Federal divulgado nesta terça-feira (29) pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) apontou que o DF possui 297 mil pessoas trabalhando como empreendedoras. Esse montante corresponde a 21,7% do total dos ocupados na capital federal.

Segundo o levantamento, que faz parte das séries especiais da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), 67,1% dos empreendedores locais no primeiro semestre de 2019 trabalhavam como autônomos. Em seguida, vinha a categoria dos empregadores, 17,9%; logo depois, profissionais liberais, 9,1% e, por último, donos de negócio familiar, 5,9%.

O presidente da Codeplan, Jean Lima, fez questão de ressaltar que o emprego é um dos pilares do governo Ibaneis e entender o mercado empreendedor é essencial para formular políticas públicas voltadas ao emprego. 

Foto: Codeplan/Divulgação

“É uma pesquisa inédita para estudar o mercado empreendedor, que vem crescendo em todo do país. Entender o grupo – suas características e necessidades – é fundamental para subsidiar o governo com informações precisas que gerem políticas públicas”, explicou.

O levantamento ainda apontou que 42% das atividades empreendedoras do DF se concentram nas regiões de média e baixa renda, que incluem as regiões administrativas de Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, SIA, Samambaia, Santa Maria e São Sebastião. 

Seguida, com 31,4%, pelas RAs de média e alta renda: Águas Claras, Candangolândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Sobradinho II, Taguatinga e Vicente Pires.

Segmento de serviços
Na análise por setores de mercado,  a pesquisa detectou que a atividade empreendedora aumentou sua participação principalmente no segmento dos serviços (de 52,4% para 53,2%) e retraiu no comércio (de 26,8% para 24,8%) na comparação entre o 1º semestre de 2018 e o 1º semestre deste ano.

Em sua maioria, os empreendedores são homens (62,7%), negros (65,7%), têm entre 25 e 39 anos (35%) e são os principais responsáveis na condução de suas famílias (59,3%).

Foto: Agência Brasília/Arquivo

A escolaridade foi outro atributo analisado e mostra que quase dois terços dos empreendedores tinham concluído, no mínimo, o ensino médio (65,2%) –  39,3% tinham o ensino médio completo e 25,9%, o ensino superior completo. Ainda assim, um quinto não havia completado o ensino fundamental.

* Com informações da Codeplan