31/10/2019 às 08:52, atualizado em 11/04/2024 às 16:34

Obras das estações Estrada Parque, 106 Sul e 110 Sul em fase final

A primeira deve ser entregue aos usuários já no mês que vem. As outras duas ficam para o primeiro semestre de 2020

Por Agência Brasília *

Depois de mais de 20 anos de espera, os moradores de Águas Claras e da Asa Sul vão contar com mais três estações da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF). Estão em fase de conclusão as obras da estação Estrada Parque (EPQ) e das 106 e 110 Sul.

A EPQ será a primeira a ser inaugurada, ainda no próximo mês. Só está faltando a instalação do sistema de bilhetagem para que possa ser utilizada pelos mais de 10 mil usuários que deverão passar diariamente pela estação.

A conclusão das três estações permitirá ampliar a prestação do serviço de transporte metroviário e aumentar a receita tarifária. Na área de influência direta da Estação 106 Sul, está localizado o Cine Brasília, onde é realizado o Festival de Cinema Brasileiro, faculdades e escolas; na Estação 110 Sul, há um centro comercial; nas proximidades da Estação Estrada Parque há cinco faculdades e um empreendimento imobiliário com mais de 3 mil pessoas, o que fez aumentar a procura pelo transporte público.

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

As novas estações da Asa Sul são uma demanda antiga dos moradores, uma vez que as estações deveriam ter sido concluídas há 20 anos, quando foi criado o túnel do Metrô na região. Na época, o GDF alegou que não havia recursos para o término das estações e nem alta demanda que justificasse a abertura delas. Ainda falta a Estação 104 Sul, com projeto para sua abertura, mas sem recursos no momento.

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

As obras na Asa Sul compreendem a conclusão das estações, construção das passagens subterrâneas para os Eixos W e L e acessos externos à estação, além de sistemas e equipamentos de circulação vertical, elevadores e escadas rolantes. Serão 3 mil novos usuários por dia em cada estação da Asa Sul.

O contrato com as empresas vencedoras da licitação das duas estações da Asa Sul e da EPTG previu a exigência da assinatura do Termo de Compromisso de Conduta Ética e de Combate à Corrupção, como uma obrigação de se ter um programa de integridade interno, com os funcionários, para evitar atos de corrupção.

*Com informações do Metrô-DF