31/10/2019 às 15:17, atualizado em 31/10/2019 às 15:41

Plano integrado da SSP/DF garante segurança no Enem

Certame será monitorado pelas agências integrantes do Ciob. Polícia Militar empregará 526 policiais, inclusive no transporte das provas

Por Agência Brasília *

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) elaborou Protocolo de Ações Integradas (POI) para os dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2019), marcados para 3 e 10 de novembro. A operação no DF será monitorada por meio do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) dará apoio à ECT no transporte das avaliações do Aeroporto Internacional de Brasília (JK) até os 159 locais distribuídos em todas as regiões administrativas do DF. 

Centro Integrado de Operações de Brasília, Plano Piloto, Brasília, DF, Brasil 5/7/2018 Foto: Andre Borges/Agência Brasília. Os esforços de 22 órgãos de segurança pública, mobilidade, fiscalização, serviço e saúde passam a funcionar em conjunto no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Inaugurada nesta quinta-feira (5), a nova estrutura vai permitir um atendimento mais completo e eficiente. O espaço fica atrás da sede do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), na Asa Norte.

Ciob: as equipes estarão à disposição e poderão ser remanejadas, caso necessário – Foto: Agência Brasília/Arquivo

“Após a escolta, a equipe permanecerá na segurança do local até o término, quando retornam com as avaliações. Duas horas antes da abertura dos portões, o policiamento receberá reforço”, destacou o tenente-coronel Wesley Santos, chefe da Seção Operacional da PMDF.

O plantão de todas as unidades do Corpo de Bombeiros Militar do DF será reforçado nos dois dias de exame. O Grupamento de Aviação Operacional da corporação estará de prontidão. 

Todos os locais de prova terão apoio de brigadistas e de seguranças particulares contratados pela FGV, responsável pela realização do Enem. As delegacias da Polícia Civil do Distrito Federal funcionarão em esquema de plantão nos dias 3 e 10. 

As equipes de fiscalização do Detran realizarão controle de tráfego e fiscalização nos locais com mais de mil inscritos para o Enem. Para isso, serão montadas equipes de patrulhamentos compostas sempre por mais de uma viatura.  O órgão fará, ainda, ações para impedir o estacionamento irregular.

O protocolo foi estabelecido com a contribuição das forças de segurança pública do DF, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, da Companhia Energética de Brasília (CEB), da Secretaria de Mobilidade, do DF Legal, entre outros.

* Com informações da SSP/DF