04/11/2019 às 10:14, atualizado em 04/11/2019 às 12:16

Judocas brasilienses lutam por medalhas no Pan do México

Os jovens atletas (de 12, 13 e 14 anos) participam do Pan-Americano pelo Compete Brasília. Há chances de voltarem vitoriosos

Por Agência Brasília *

Três judocas de Brasília disputam entre quinta-feira (7) e sábado (9) o Pan-Americano de Judô em Guadalajara, no México.  Eles viajam pelo Compete Brasília, programa da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Samuel Dias, 13 anos, e Miguel Almeida,12, disputaram na categoria sub-13 e Bianca Reis, 14,  na sub-15.

Para  o técnico Oswaldo Navarro, que acompanhará a equipe, a expectativa é trazer medalhas para o Brasil.  “Estamos confiantes nos únicos representantes do Distrito Federal na competição”, destacou. Os judocas treinam de segunda a sexta-feira, três horas por dia, numa academia no Guará.

Bianca é a mais experiente da equipe e vai defender o  título de campeã, conquistado ano passado no outro pan-americano.  Samuel e Miguel são vice-campeões brasileiros e farão a primeira viagem internacional em competições.
 


Compete Brasília
O programa regulamentado pela Lei nº 5.797, de 29 de dezembro de 2016, tem o objetivo de incentivar a participação de atletas e paratletas de alto rendimento em campeonatos nacionais e internacionais. Entre os requisitos para receber o benefício, o atleta precisa ser filiado à federação de sua modalidade, comprovar residência fixa no Distrito Federal e estar em plena atividade esportiva.


 

* Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer