05/11/2019 às 11:17, atualizado em 05/11/2019 às 11:19

Urologistas do HRG escrevem livro sobre cálculo renal

Trabalho explica as formas de diagnóstico, tratamento e perspectivas futuras

Por Agência Brasília *

Foto: Divulgação

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam que aproximadamente 10% da população serão acometidos por cálculos renais. A patologia, embora conhecida, ainda desperta dúvidas. Para esclarecer os principais pontos a esse respeito, dois profissionais do Hospital Regional do Gama (HRG) lançaram o livro Doutor, tem uma Pedra no meu Rim?

Escrito pelo urologista da Secretaria de Saúde (SES) Bruno Vilalva e pelo médico residente em cirurgia-geral Isaac Roldão, o trabalho é dividido em 26 capítulos, com perguntas e respostas sobre o assunto. Os autores compartilham os avanços no diagnóstico, no tratamento e, sobretudo, na prevenção de “novas pedras no nosso caminho”, conforme se referem à questão.

“Tem assunto para todos os interessados, sobre o que abrange a pedra no rim, no ureter, na bexiga e na uretra, com perspectivas futuras, e como diminuir o sofrimento”, explica Vilalva, que trabalha há 20 anos na SES. “Na literatura brasileira não tem nada a respeito que não seja muito acadêmico. A ideia, com o livro, até por estar em forma de perguntas e respostas, é ser um conteúdo de fácil entendimento para a população.”

Chancelado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e publicado pela editora Manole, o livro já está disponível em todo o Brasil, tanto nas livrarias quanto pela internet.

* Com informações da SEE