06/11/2019 às 15:52, atualizado em 06/11/2019 às 16:43

CEB instala transformadores de grande porte

Equipamentos tiveram supervisão e suporte técnico da companhia e garantirão fornecimento de energia para mais de 100 empresas instaladas na região

Por Agência Brasília *

Equipamentos garantirão fornecimento de energia de qualidade para mais de 100 empresas instaladas no polo. Foto: CEB/Divulgação

Os serviços de instalação de dois transformadores de grande porte (138/13,8 mil volts – 32MVA) na subestação Polo JK, localizada em Santa Maria, foram concluídos. Os equipamentos garantirão o fornecimento de energia de qualidade para mais de 100 empresas instaladas no polo, além de atender regiões vizinhas como Gama e Park Way.

Os transformadores foram instalados com supervisão e suporte técnico da CEB. Por sua vez, a conclusão da obra da subestação está prevista para o primeiro trimestre de 2020.

O gerente de obras de subtransmissão da CEB Distribuição, Bruno Rolim, explica que existe outra etapa a ser executada junto à obra da subestação. “Para a energização da subestação, ainda será necessária uma obra para a instalação da linha de transmissão, que será realizada com suporte técnico das equipes da CEB”, disse.

Licitação
A obra da rede de transmissão está em processo licitatório. O edital de abertura do certame, publicado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal em 30/10, tem valor estimado para contratação de R$ 11,9 milhões. A abertura da licitação está prevista para 28 de novembro de 2019, às 10h30, com prazo de execução de 300 dias corridos.

Para o presidente da CEB, Edison Garcia, “o Polo JK precisa de energia de qualidade para que as empresas tenham capacidade de produzir. A nova rede de transmissão e a instalação da subestação são medidas que viabilizam essa energia”, declarou.

O projeto, que faz parte do programa Procidades, vai custar R$ 30,3 milhões e está sendo financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do DF.

*Com informações da CEB