07/11/2019 às 13:26, atualizado em 07/11/2019 às 13:31

CEB vai ampliar subestação em Ceilândia Norte

A obra tem o intuito de diminuir o número de quedas do fornecimento de energia na região

Por Agência Brasília *

A CEB  aprovou o projeto e iniciou a aquisição do material e dos equipamentos para a ampliação da subestação de Ceilândia Norte, que fornece energia para 76.646 domicílios. A obra inclui a instalação de dois vãos de linha de transmissão, que protegerão a linha com o intuito de diminuir o número de quedas do fornecimento de energia na região.

“Hoje, temos um problema nas linhas de transmissão na subestação de Ceilândia Norte. Como não há proteção da linha, em um eventual incidente (raio, árvore, cabo partido), os transformadores são desligados, prejudicando o fornecimento de energia da região”, explica o gerente de obras de subtransmissão da CEB Distribuição, Bruno Rolim.

“Ao instalarmos os vãos e a proteção nas linhas de transmissão, em um possível incidente na linha, ela será desligada ao invés do transformador. Além disso, como são duas linhas, quando uma desliga a outra mantém o fornecimento normal para a região”, conclui Bruno.

Além de diminuir as quedas de energia na área norte de Ceilândia, o equipamento moderno de módulo compacto, que será instalado na subestação, ocupará muito menos espaço físico no pátio da subestação, trazendo uma economia em obras civis e cabeamento de comando e controle.

“Esse é mais um investimento a favor da população de Ceilândia. Há uns anos atrás nós conseguimos outra subestação em Taguatinga Norte para dividir a distribuição de energia e já teve uma melhora em função disso. Com essa nova obra a tendência é melhorar mais ainda para o pessoal atendido por Ceilândia Norte”, declara o diretor de Distribuição, Dalmo Rebello.

Essa ampliação da subsestação custará R$3,2 milhões à CEB e tem conclusão prevista para junho de 2020. A obra não prejudicará o fornecimento de energia da população durante esse período.

* Com informações da CEB