08/11/2019 às 19:14

GDF se mantém nas ruas reparando estragos do temporal

Equipes da Novacap, CEB e SLU continuaram trabalhando nessa sexta-feira (8) de desobstrução de bocas de lobo, recolocação de postes e lavagem de paradas de ônibus

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília*

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio de órgãos e autarquias como a Secretaria de Obras, da Companhia Urbanizadora da Nova capital do Brasil (Novacap), CEB e Serviço de Limpeza Urbana mantém a recuperação de ruas e equipamentos públicos danificados pelas chuvas. No início da manhã de quarta-feira (6), um forte temporal entre 8h e 10h provocou alagamentos, queda de postes e sujeira em todos os cantos do DF.

O resultado positivo das ações preventivas realizadas pela Novacap para o período de chuvas no Distrito Federal pode ser traduzido em números. As equipes de limpeza da empresa retiraram nesta sexta-feira (8) cerca de uma tonelada de lixo na área central da cidade, principalmente na Asa Norte.

A quantidade é bastante inferior se comparado ao que foi recolhido nas ações preventivas de limpeza de bocas de lobo e bueiros, que foi de 5 toneladas/dia.

Seis equipes de drenagem com um total de 47 trabalhadores atuaram na limpeza de lixo em bueiros e bocas de lobo, principalmente sobre as grelhas de proteção. Pequenos reparos em pontos de captação de água pluvial onde houve dano também foram feitos, assim como a limpeza de vias onde havia terra e entulho

Árvores e galhos caídos
Já o Departamento de Parques e Jardins da Novacap fez a remoção de 23 árvores caídas desde quinta-feira, e realizou sete ações de retirada de galhos caídos. Nessa ação foram demandadas 12 equipes com 140 trabalhadores, 36 caminhões carroceria, 12 vans e 5 caminhões Sky.

Na SQN 202, na Asa Norte, a equipe de manutenção da CEB removeu um galho e esticou um cabo transmissor de energia que ligava a iluminação pública da quadra. O abastecimento foi suspenso até a conclusão do serviço, e na sequência retomado.

*Com informações da Novacap