08/11/2019 às 19:13

Viva Lago Oeste estimula novo momento para o turismo da região

Iniciativa foi lançada nesta sexta-feira (8) com o intuito de potencializar os atrativos locais

Por Agência Brasília *

Brasília, 08.11.2019// Lançamento do programa Viva Lago Oeste.Foto Luís Tajes/Setur-DF

Lançamento do programa Viva Lago Oeste | Luís Tajes / Secretaria de Turismo

O comportamento do consumidor turístico vem mudando e, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a procura pelo turismo rural cresce 6% ao ano, além do que pelo menos 3% de todos os visitantes optam por essa modalidade. Alinhado à evolução do setor, o Viva Lago Oeste nasce com o intuito de impulsionar a região que dá nome ao projeto – um lugar considerado mágico devido à natureza exuberante que possui. A iniciativa foi lançada nesta sexta-feira (8) e contou com a presença de moradores, empresários e autoridades.

O Viva Lago Oeste começou em 2017, quando um grupo de empresários da região procurou o Sebrae-DF para ajudá-los a desenvolver o turismo no Distrito Federal. Juntamente com a Secretaria de Turismo, no âmbito do Investe Turismo, as estratégias para fomentar o turismo rural foram alinhadas e inseriu-se no projeto da Torre de TV Digital e no Caminhos do Planalto Central, que mapeou mais de 400 quilômetros de trilhas em todo o DF.

Para a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, Brasília tem uma forte vocação para o turismo rural, já que 70% do Distrito Federal é composto por áreas de campo. “Temos que mostrar a nossa cidade pelas atividades e experiências que oferecemos para mostrar a nossa cidade pelo ângulo do Ecoturismo, Turismo de Aventura e de várias outras formas de enxergar o DF e suas vivências. Estamos falando de geração de emprego e é nesse sentindo que o governo participa”, destacou.

Brasília, 08.11.2019// A Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, durante o lançamento do programa Viva Lago Oeste.Foto Luís Tajes/Setur-DF

Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, durante o lançamento do programa Viva Lago Oeste | Foto: Luís Tajes / Secretaria de Turismo

Gerente de Negócios do Sebrae, Carlos Cardozo, também ressaltou o papel do empreendedorismo para fortalecer e estruturar a cena da região por meio do turismo. “Nosso objetivo é mostrar aos morados do Distrito Federal e de outros estados que temos potencialidades aqui. Essa região tem atrações magníficas”, sublinhou.

Analista do Sebrae no DF, Nathália Hallack esteve à frente do projeto e pontuou que o Lago Oeste é um prato cheio para o turismo. “Entendemos que existe um potencial grande, com recursos naturais aliados à presença humana e à produção local autêntica, genuína, orgânica e sustentável”, explicou Nathália.

Empreendimentos

Atualmente, 13 empreendimentos compõem a iniciativa: Boaz Espaço de Eventos – espaço de eventos e agricultura orgânica; Pousada Rural Refazenda – pousada, espaço de eventos e projeto pedagógico; Terra Nativa Agroecologia – produção orgânica no sistema agroflorestal; Sítio Titara – Pousada, Day Use e produtos da roça; Vila das Cabras – produção de laticínios artesanais; Agrovillage Cogumelos – cultivo de cogumelos orgânicos; Bosque Brasil Ateliê – moda autoral com tingimento natural; Ateliê Ralfe Braga – ateliê do artista plástico, ilustrador, designer gráfico e diretor de arte Ralfe Brag; Espaço Nave – produção orgânica no sistema agroflorestal e pizzaria; Nata do Cerrado – produção de sorvetes especiais e artesanais; Nany Café – café e empório; Recanto Maria Flor – hospedagem conceito e espaço de eventos; Trilha do Calango – hospedagem, espaço de eventos, educação ambiental e projeto pedagógico.

Segundo o proprietário do Recanto Maria Flor, Marcos Vinicius, a iniciativa é fundamental para projetar e promover o local, para que mais pessoas conheçam o Lago Oeste. “A nossa região é abençoada e temos muito potencial para crescer e ganhar espaço.”

Em funcionamento desde 2017, a casa já recebeu hospedes de diversas regiões do mundo, batendo 20 nacionalidades.

Investe Turismo

O Distrito Federal faz parte de uma das 30 rotas turísticas estratégicas que compõe o Programa Investe Turismo, lançado pelo Ministério do Turismo, pelo Sebrae e pela Embratur. Com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, Brasília será uma das rotas com os municípios de Alto Paraíso e Cavalcante, ambos na Chapada dos Veadeiros (GO).

O programa tem como objetivo melhorar a competitividade e acelerar o desenvolvimento turístico em 158 municípios brasileiros por meio de atividades do setor.