09/11/2019 às 14:52, atualizado em 09/11/2019 às 20:04

Serviços e internet gratuita para os moradores do Itapoã

Wi-Fi Social é inaugurado na região administrativa, que também recebeu evento especial da Sejus neste fim de semana

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Moradores comemoram, ao lado do governador Ibaneis Rocha, o fim de semana recheado de ações na cidade | Foto: Renato Alves

A oferta de serviços e lazer para os moradores do Itapoã ganhou reforço neste fim de semana. Além do programa Sejus mais Perto do Cidadão, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), a comunidade passa a contar com o Wi-Fi Social em três locais: a biblioteca pública, o restaurante comunitário e na Escola Classe 01.

“Tenho um olhar muito carinhoso pelo Itapoã e vou devolver em forma de trabalho. É trabalhando que se doa a força de que o povo precisa”, disse o governador Ibaneis Rocha, na manhã deste sábado (9), durante o anúncio da chegada do programa Wi-Fi Social e das ações da Sejus. Esta é a nona edição do programa.

Durante a fala, o chefe do Executivo também lembrou que a duplicação da Avenida Brasil foi concluída. Outro ponto é a construção da Praça da Juventude e o anúncio da inauguração de uma escola pública para 2020. As ações vão se estender ao asfaltamento de cinco quadras do Itapoã e ao projeto de regularização e urbanização, pelas mãos da Codhab.

Ao longo deste sábado, os moradores do Itapoã puderam emitir documentos, cortar os cabelos, aferir pressão sanguínea e índice glicêmico, ter acesso a consulta oftalmológica e odontológico para crianças e receber atendimento do Procon, da Caesb, da CEB e do INSS.

A dona de Casa Rozinêlma Soares, de 39 anos, trouxe os filhos Laura, 9, e Andrei, 4, para obterem o documento de identidade. Ela aprovou a iniciativa. “É importante porque estão oferecendo vários serviços num só lugar e também por ser no sábado, que é um dia que tenho livre para resolver as coisas e passear com a família”, elogiou.

Sejus mais Perto do Cidadão

Cerca de 50 mil pessoas já foram contempladas nas edições anteriores do programa, que já esteve em Candangolândia, Recanto das Emas, Paranoá, Brazlândia, Planaltina, São Sebastião, Cidade Estrutural e Ceilândia. Só em ações realizadas em escolas, quase 15 mil pessoas foram atendidas. As iniciativas para os estudantes ocorrem ao longo da semana.

[Numeralha titulo_grande=”50 mil” texto=”Número de pessoas contempladas pelas edições anteriores do programa Sejus mais Perto das Cidades” esquerda_direita_centro=””]

“O programa facilita a vida do cidadão que precisa se deslocar da sua cidade para resolver demandas como tirar segunda via de documentos, registrar reclamações ou até cortar o cabelo de graça”, reforçou o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha. “É uma iniciativa que mobiliza muita gente e que tem alcançado resultados muito positivos.”

Internet gratuita

Outra boa novidade foi a inauguração do programa Wi-Fi Social no Itapoã. O projeto já funciona em outros 15 locais: UPA do Recanto das Emas, UPA de Ceilândia, Feira Central de Ceilândia, Feira do Produtor de Vicente Pires, Rodoviária do Plano Piloto, Feira do Guará, Feira do Núcleo Bandeirante, UPA de São Sebastião, UPA de Samambaia, Feira do Paranoá, Feira do Gama, Hospital de Santa Maria, BRT de Santa Maria, BRT do Gama, Palácio do Buriti e em mais de 400 ônibus.

Alguns serviços ofertados no Itapoã

* Na Hora: emissão de primeira e segunda vias de Carteira de Identidade e da Carteira de Trabalho (em caso de furto, é preciso levar boletim de ocorrência), CPF, serviços do INSS, certidões negativas de débitos da Secretaria de Fazenda, CEB e Caesb.
* Orientações no âmbito do programa Pró-Vítima, que atende mulheres vítimas de violência, e apresentação da Feira de Talentos Pró-Vítima (exposição e comercialização de produtos e artesanatos feitos por mulheres vítimas de violência atendidas pelo programa).
* Higienização e orientação dental para crianças, oferecidos pelo Instituto Rita Trindade.
* Venda de hortaliças livres de agrotóxicos e de produtos de panificação elaborados pelos jovens do sistema socioeducativo.
* Distribuição de material informativo sobre direitos dos idosos, combate ao racismo e outros temas ligados à cidadania.
* Circuito de brincadeiras com materiais recicláveis, distribuição de almanaques com jogos de passatempo e desenhos sobre prevenção ao trabalho infantil.
* Atendimento e orientação do Conselho Tutelar.
* Oficina de grafite sobre proteção aos direitos de crianças e adolescentes.
* Práticas integrativas (auricoloterapia, massoterapia, reiki) e outros serviços e orientação à saúde.
* Projeto Reflorestar: exposição de sementes do Cerrado.