12/11/2019 às 11:59, atualizado em 12/11/2019 às 13:18

Aplicativo facilitará ação das administrações

Secretaria de Governo desenvolve ferramenta que vai conferir mais agilidade no atendimento às demandas

Por Agência Brasília *

Foto: Divulgação / Secid

Apresentado neste mês, o programa Buraco Zero já tem mobilizado as administrações regionais. Para dar agilidade às demandas que muitas vezes surgem das ouvidorias, a Secretaria de Governo (Segov) desenvolveu o aplicativo Buraco Zero.

A ferramenta tem como base a metodologia utilizada nos polos do GDF Presente, e está apresentando a ferramenta a cada administração. A primeira apresentação, na segunda-feira (11), contemplou o Polo Central. Os próximos polos a conhecer o aplicativo são o Central Adjacente I, Adjacente II, Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural.

A tecnologia, com acesso livre para dentro das RAs, busca facilitar o dia a dia nas administrações. Entre as possibilidades oferecidas, estão os campos específicos para os diretores de obras inserirem imagens e adicionarem no mapa o local onde a demanda foi solicitada.

Batendo metas

“Essa é uma facilidade que o governo está levando para empoderar as regionais”, resume a coordenadora do Polo Central do GDF Presente, Vânia Gurgel, lembrando que o GDF vai premiar, com obras, as cidades que cumprirem a meta de zelar pela manutenção das vias, conforme o objetivo do programa Buraco Zero.

Na área norte do DF, São Sebastião é uma das RAs empenhadas em montar uma equipe para atender especificamente à questão do tapa-buracos, sempre com o auxílio do GDF. “Nós teremos três frentes: a da administração regional, a da empresa que será contratada pela Novacap para auxiliar nesse serviço e ainda a equipe do DER”, explica o administrador da cidade, Alan Valim. “Em janeiro, nós encontramos 1.793 buracos, e já conseguimos cumprir a meta de 70% reparados”.

Outra cidade que tem trabalhado para agilizar os prazos é Samambaia. De acordo com o administrador local, Gustavo Aires a extensão territorial é um dos desafios. “No nosso caso, será fundamental a participação da população e das lideranças comunitárias, para que possamos localizar com maior rapidez os buracos da cidade”, destaca.

 

* Com informações da Secretaria de Cidades (Secid)