12/11/2019 às 18:57, atualizado em 12/11/2019 às 19:03

Brasília 60: calendário oficial começa a ser elaborado

Objetivo é criar um calendário amplo, com atividades em todos os segmentos

Por Agência Brasília *

A Biblioteca Nacional de Brasília recebeu, nesta terça-feira (12), a segunda reunião do Comitê para Organização das Comemorações dos 60 anos de Brasília. Liderada pelo secretário de Cultura e Economia Criativa (Secec) Adão Cândido e pela secretária de Turismo (Setur) Vanessa Mendonça, foram discutidas as primeiras ações previstas para o calendário das celebrações, que começam já em 1º de janeiro de 2020.

O cronograma para o aniversário será amplo, contemplado atividades culturais, esportivas, e cívicas, como explicou o secretário Adão Cândido. Para ele, os 60 anos vão além da festa em 21 de abril.

Ele alertou para a necessidade de envolver segmentos diversos nas atividades e, principalmente, refletir sobre a cidade. “Nós crescemos e nos desenvolvemos muito desde a inauguração. Por isso devemos avaliar este processo e fazer um planejamento responsável sobre a cidade que queremos para os próximos 60 anos”, disse.

Cândido pontuou que um dos grandes desafios diz respeito ao tombamento e conservação do patrimônio. “Este é um debate que precisa ser enfrentado com seriedade, uma vez que até hoje não há uma política pública de conservação deste que é o maior patrimônio tombado do mundo”, ponderou.

A necessidade de construir um calendário que fortaleça as iniciativas do Governo do Distrito Federal, dando espaço e visibilidade a ações das mais diversas pastas é uma das prioridades do Comitê, segundo a secretária de Turismo Vanessa Mendonça. Ela ressaltou a necessidade de tornar a “cidade viva”, com atividades durante todo o ano.

“Esse aniversário é de todos, e precisamos trazer essa sensação de pertencimento para Brasília, seja com ações para a população, seja convidando as marcas e empresas a participarem das celebrações”, pontuou.

Os representantes do gabinete do governador, Casa Civil, Secretarias de Comunicação, Educação e Relações Internacionais, além da Administração do Plano Piloto que estiveram presentes também apresentaram as contribuições das pastas para a construção do calendário, que será feito em conjunto. A ideia é que o comitê chancele as iniciativas que serão incluídas na programação oficial e usarão o selo oficial dos 60 anos, que será apresentado no fim de novembro.

* Com informações da Secretaria de Cultura