18/11/2019 às 17:10, atualizado em 18/11/2019 às 19:34

Melhorias no hospital de Sobradinho estão 70% prontas

Manutenção vai proporcionar conforto e acessibilidade aos pacientes. Trabalho deve ser concluído em dezembro

Por Agência Brasília *

Reforma no Hospital Regional de Sobradinho continua até dezembro. Trabalhos estão adiantados. Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

A manutenção predial em curso no Hospital Regional de Sobradinho (HRS) está em fase final. Já foram realizadas 70% das melhorias. A iniciativa tem o objetivo de promover acessibilidade aos portadores de necessidades especiais e mais conforto aos pacientes e profissionais. A execução dos serviços começou em 14 de outubro e a previsão é de estar finalizada até dezembro.

“Pensando nas melhorias para os pacientes internados no Hospital Regional de Sobradinho, estamos fazendo a manutenção dos leitos. Está sendo feita toda a parte de acessibilidade, como a troca das portas e a colocação de suporte nos banheiros para pessoas com necessidades especiais”, informou a diretora administrativa da Região de Saúde Norte, Kelly de Paula Lopes.

As enfermarias da Clínica Médica também passaram por manutenção, proporcionando um ambiente melhor e com maior segurança para os pacientes. Foram feitas adequações em outras duas enfermarias com problemas de vazamento e infiltração, e nas instalações elétricas.  Além dos reparos, os espaços renovados receberam pinturas, incluindo o corredor, além da revisão dos pontos de gases.

Novos instrumentos
O Núcleo de Material Esterilizado passou por adequações para receber novos instrumentos. O laboratório e os banheiros foram igualmente renovados, além de alguns reparos de ajuste às normas sanitárias. As telhas foram trocadas, foi feita a impermeabilização do telhado e foi realizado o desentupimento da rede de esgotos do hospital.

Os servidores também saíram ganhando com as melhorias já realizadas. As novas estruturas melhoraram as condições de trabalho, como a manutenção da sala de prescrição.

Os serviços realizados no Pronto-socorro da unidade estão sendo concluídos. E 22 leitos estão recebendo reparos. As portas dos banheiros foram trocadas para permitir a entrada de pessoas em cadeiras de rodas. Nesse processo, as janelas estão sendo substituídas, a recepção recebeu pintura, além de outros reparos necessários no setor.

Endoscopia
No Ambulatório de Endoscopia, está sendo preparada uma Sala de Recuperação Pós-Anestésica para receber os pacientes que passarem por este tipo de exame.

“Vamos melhorar a qualidade da assistência dos pacientes do Pronto-socorro. Com as manutenções, eles não estarão mais expostos a bactérias ou aos problemas causados pelas infiltrações. Ao fim do serviço, será ampliada a quantidade de exames de colonoscopia e endoscopia e conseguiremos fazer mais procedimentos cirúrgicos com mais segurança e em maior quantidade”, ressalta a diretora do HRS, Juliana Queiroz.

O investimento na manutenção ficou em R$ 434.568,00. Em poucos dias, pacientes e profissionais do Hospital Regional de Sobradinho poderão desfrutar de ambientes renovados, adaptados e com melhor estrutura.