19/11/2019 às 17:52, atualizado em 19/11/2019 às 20:45

Atendimento noturno em UBS aumenta satisfação popular

Em todo o DF, 19 unidades funcionam até as 22 horas para casos que não são de emergência

Por Agência Brasília *

Ambiente mais tranquilo, com menos pessoas e consultas humanizadas. É essa a opinião de quem tem sido atendido durante a noite nas unidades básicas de saúde (UBS), que funcionam até as 22 horas. Seja por agendamento ou demanda espontânea, 19 UBS, nas sete regiões de saúde, estão disponíveis para atender a população em um terceiro turno.

“Não tem hora para passar mal, não é mesmo? Então, se um filho está com febre, alguém em casa se sentiu mal à noite, já temos para onde levar”, observa a dona de casa, Maria José Costa. Ela acompanhava a mãe, a idosa Maria de Jesus Costa, em uma consulta, na Unidade Básica de Saúde 2 do Recanto das Emas.

Para Maria, que já faz acompanhamento na unidade, ser atendida à noite tem inúmeras vantagens. “Durante o dia tem mais gente. À noite, achei mais tranquilo, não faz tanto calor, estou me sentindo melhor”, conta ela.

O perfil da unidade em que ela é atendida é de uma população mais idosa e essa era uma das preocupações da gerente da UBS 2, Kelly Lima, quando decidiram estender o horário. “Para nossa surpresa, porém, o retorno dos pacientes tem sido maravilhoso.

Inclusive, a devolutiva das equipes médicas é de que estão conseguindo se organizar melhor e oferecer um atendimento de mais qualidade”, conta. O atendimento nas UBS, no entanto, não é para casos de emergência.

A aposentada Célia Maria comprova o que diz a gerente. Devido a problemas gastrointestinais, procurou a unidade para consulta e na segunda ida ao médico teve o agendamento para a noite. “É muito melhor, porque de dia a gente precisa deixar as coisas de casa para trás, para vir ao médico. De noite, já está mais tranquilo”, conta ela.

A unidade tem sete equipes de saúde da família, que se organizaram para que em cada dia da semana uma seja responsável pelo plantão noturno. O atendimento conta com dois enfermeiros, três técnicos e um médico. “Em breve, pretendemos iniciar a dispensação de medicamentos neste horário também”, adianta.

* Com informações da Secretaria de Saúde