19/11/2019 às 15:37, atualizado em 20/11/2019 às 12:26

Evento religioso reúne 10 mil voluntários

Em apoio aos 17 objetivos da ONU para a Agenda 2030, eles realizarão 32 ações sociais nas regiões administrativas

Por Agência Brasília *

Barracas para receber participantes do evento estão montadas no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade | Foto: Divulgação

Brasília será palco de um evento voltado para o protagonismo juvenil entre 21 e 24 de novembro. Com foco em voluntariado, o Together prevê a participação de cerca de 10 mil pessoas, entre participantes, organizadores e fornecedores locais.

As atividades serão realizadas no Centro de Convenções Ullysses Guimarães (feira de voluntariado), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (camping) e no Estádio Nilson Nelson (música gospel e ministrações).

Com selo da Organização das Nações Unidas (ONU) e apoio de várias secretarias do Governo do Distrito Federal (GDF), o evento é organizado pela sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Centro-Oeste, juntamente com sua sede sul-americana. O objetivo é trazer para o Distrito Federal voluntários para diversas atividades em favor da comunidade.

“É uma forma de engajar o jovem brasiliense e dos demais estados brasileiros em torno da cooperação em favor do próximo”, destaca o secretário da Juventude do DF, Léo Bijos.

As ações que serão desenvolvidas também estão de acordo com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU para a Agenda 2030. As metas dizem respeito, entre outras coisas, ao cuidado com o meio ambiente, à igualdade social e de gênero e ao combate à pobreza.

Em consentimento com os ODS, o grupo atenderá a 20 escolas públicas do DF com palestras de conscientização sobre consumo de drogas, bullying, violência, depressão e outros assuntos. Mais 12 ações serão realizadas em espaços públicos, como feiras de saúde, doação de sangue, combate à violência contra a mulher, espaço da beleza, espaço musical e exposições históricas, entre outras.

Além das ações sociais, o grupo também poderá conhecer e se inscrever em diversos projetos de voluntariado, ONGs e agências de missão. “Nosso objetivo é reunir a juventude e empoderá-la para mudar o mundo. Queremos despertar o jovem para o fato de que ele pode fazer uma grande diferença na sociedade”, comenta o organizador do evento e líder da Igreja Adventista para todo o Centro-Oeste, Alijofran Brandão.

Diversas oportunidades de programas de voluntariado de curta e longa duração serão oferecidas para os participantes, além de palestras de pessoas que vivem ou já viveram essa experiência. Entre os convidados para os momentos de ministração e louvor está o cantor Leonardo Gonçalves, vencedor do prêmio de melhor cantor gospel de 2017.

Experiências multissensoriais

O Together também será um ambiente para que os participantes tenham experiências únicas e sensoriais. Cada continente do mundo será representado com réplicas, cores, sons, encenações e até temperatura climática.

A exposição será interativa, para que os participantes possam aprender de forma lúdica, por meio de games, vídeos e muita aventura.

Together Run

No domingo (24), último dia de evento, também será realizada uma corrida solidária de cinco quilômetros pelo Eixo Monumental, para adultos, e outra menor para crianças. A proposta é incentivar a prática regular de esporte como meio eficiente de prevenir doenças decorrentes do sedentarismo, trazendo bem-estar físico e mental a adultos, jovens e crianças.

As inscrições para a Together Run Kids serão feitas mediante entrega de alimentos e produtos de higiene, que serão direcionados para o Hospital da Criança de Brasília e para o Centro de Projetos e Assistência Integral (Cepai).

Serviço:

Together – Um evento de voluntariado

Data: 21 a 24/11

Locações: Centro de Convenções Ullysses Guimarães (feira de voluntariado), Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (camping), Estádio Nilson Nelson (música gospel e ministrações)

Inscrições: http://www.togethermission.com.br/

Together Run – Corrida Solidária

Data: 24/11 (domingo)

Horário: Together Run: 7h / Together Run Kids: 8h30

Local: Estacionamento da Funarte – Eixo Monumental de frente para o Mané Garrincha

Kit para inscritos: camiseta, medalha e sacola

Inscrições e mais detalhes: http://www.togethermission.com.br/togetherrun/

 

* Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social