19/11/2019 às 17:22

Renovação da frota de ônibus chega a Samambaia, Riacho e Núcleo Bandeirante

470 novos veículos serão entregues até o final deste ano

Por Agência Brasília *

Os usuários do transporte público coletivo de Samambaia, Riacho Fundo 1 e Núcleo Bandeirante receberão 40 ônibus novos nesta quarta-feira (20). A entrega dos veículos faz parte da renovação da frota prevista na licitação realizada em 2011 pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob).

Os 40 veículos novos irão beneficiar os usuários de ônibus da Bacia 3, que já substituiu 25 ônibus em outubro e disponibilizará outros 68 até o final do ano. Dessa forma, um total de 133 novos coletivos deverão circular nas regiões atendidas por essa Bacia. Parte desses veículos também será destinada às linhas que passam pelo Recanto das Emas e do Riacho Fundo 2.

A nova frota conta com motor capaz de reduzir em até 80% a emissão de partículas poluentes em relação ao modelo anterior. Além disso, os veículos contam com suspensão pneumática e freio ABS, o que proporciona mais conforto para motoristas e usuários.

A renovação também contempla 46 veículos, dentre os 133, com porta dos dois lados, que serão usados na faixa exclusiva da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Os ônibus da Urbi estão sendo renovados após 8 anos de uso, antes do prazo de 10 anos previsto em contrato.

A frota de ônibus do Distrito Federal é composta por 2.822 veículos, com idade média de 5,5 anos. Ao longo de 2019, 258 ônibus já foram renovados e até o final do ano, outros 470 serão substituídos, totalizando 728 coletivos novos.

* Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade