20/11/2019 às 20:45, atualizado em 20/11/2019 às 20:46

Seminário celebra importância da educação nas relações étnico-raciais

Iniciativa promoveu a troca de experiências acerca das práticas antirracistas nas escolas

Por Agência Brasília *

Participantes do seminário assistem à apresentação cultural | Foto: Aldenora Moraes / Secretaria de Educação

O berço da cultura nordestina em Brasília, a popular Casa do Cantador, recebeu nesta quarta (20) o seminário Educação em e para as relações étnico-raciais: compartilhando práticas pedagógicas. O evento, que contou com aproximadamente 90 participantes, promoveu a troca de experiências acerca das práticas antirracistas nas escolas públicas do DF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O subsecretário de Educação Básica, Helber Vieira, recitou versos da tradicional poesia de cordel para despertar a atenção sobre o tema. “O preconceito racial é sistêmico e conta com engrenagens que impedem avanços. É preciso promover sistemas que permitam ao estudante realizar todo seu potencial”, enfatiza.

O seminário resultou de uma série de ações afirmativas realizadas durante o Mês de Combate ao Racismo na Escola. A iniciativa foi proposta pela Diretoria de Educação do Campo, Direitos Humanos e Diversidade (DCDHD) e pela Gerência de Educação em Direitos Humanos e Diversidade (GDHD) da Secretaria de Educação do DF (SEEDF) e realizou oficinas pedagógicas que contemplaram o tema das relações étnico-raciais, bem como disponibilizou caderno com sugestões de sítios, referências bibliográficas e material audiovisual sobre a temática.

De acordo com o diretor da DCDHD, Júlio César Moronari, “tratar as relações étnico-raciais é fundamental para enfrentar as relações de desigualdades estabelecidas e, consequentemente, do racismo estrutural”.

Janaína Almeida, Marcos Antônio de Sousa, Helber Vieira e Júlio César Moronari discutem práticas antirracistas nas escolas | Foto: Aldenora Moraes / Secretaria de Educação

Além da apresentação cultural dos estudantes do CAIC Santa Paulina do Paranoá, a assessora especial Janaína Almeida alertou sobre a necessidade de se desconstruir o racismo e garantir que os estudantes negros permaneçam nas escolas. Já a gerente da GDHD, Aldenora Macedo, também enfatizou a importância de uma educação que promova, respeite e reconheça a história e as culturas africanas e afro-brasileiras.

Professores das coordenações regionais de São Sebastião, Paranoá, Ceilândia e Gama apresentaram projetos desenvolvidos na rede pública de ensino, como Negro sim, com muito orgulho! e Crespas e cacheadas.

Rasuras no cânone: da SEEDF para Harvard

A professora Cristiane Sobral, da SEEDF, fez o encerramento cultural do evento. Em outubro deste ano ela foi convidada a percorrer dez universidades norte-americanas, incluindo Harvard, compartilhando experiências e falando sobre suas obras literárias com a temática Rasuras no cânone: literatura negra.

“A população negra ainda não está devidamente incluída nos espaços de poder. A educação é essencial para que essa inclusão possa acontecer”, defende Cristiane, que, além de docente, é também escritora, dramaturga, poeta e a primeira atriz negra graduada em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília (UnB).

 

* Com informações da Secretaria de Educação