21/11/2019 às 15:50, atualizado em 21/11/2019 às 15:55

Saúde mental realiza o II Colegiado Ampliado

Objetivo é planejar as ações do próximo quadriênio nessa área de atendimento

Por Agência Brasília *

A Diretoria de Serviços de Saúde Mental (Dissam) da Secretaria de Saúde promoveu, nesta quinta-feira (21), o II Colegiado Ampliado em Saúde Mental do Distrito Federal. Na reunião, foram apresentadas as propostas para o Plano Diretor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde referentes aos próximos quatro anos.

Servidores, gestores de saúde mental e representantes da sociedade civil organizada debateram as propostas para o novo plano diretor. As discussões têm o objetivo de melhorar as condições gerais da área para o quadriênio 2020-2023.

A Dissam também apresentou o relatório de ações referente ao Plano Diretor de Saúde Mental do quadriênio 2017 a 2020, elaborado pelo primeiro colegiado.

Quem participa

O Colegiado Ampliado de Saúde Mental é um espaço aberto à participação social nas ações desenvolvidas na Rede de Atenção Psicossocial do Distrito Federal. Podem integrar o grupo servidores e representantes da sociedade civil.

A Política Nacional de Saúde Mental, elaborada pelo Ministério da Saúde, estabelece diretrizes e estratégias de aprimoramento da assistência às pessoas que necessitam de tratamentos e cuidados específicos nessa área, no âmbito da saúde pública. No DF, a Diretoria de Serviços de Saúde Mental é a responsável técnica pelos serviços públicos que prestam assistência especializada em saúde mental aos usuários do sistema público.

Portas abertas

Nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que oferecem serviços especializados de saúde mental inseridos na comunidade, não é necessário encaminhamento. Caso uma pessoa apresente sofrimento psíquico – como depressão, ansiedade, pânico, delírios, uso de drogas, pensamentos de suicídio –, pode procurar a unidade mais próximo de sua residência.  Veja a lista dos Caps do DF.

 

* Com informações da SES