22/11/2019 às 14:43, atualizado em 22/11/2019 às 16:35

Música e homenagens no aniversário do Hospital da Criança

Comemoração teve participação da Orquestra Sinfônica

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

Foto: Vinicius de Melo / Agência Brasília

Uma bela festa marcou a solenidade de comemoração do oitavo aniversário do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), realizada nesta sexta-feira (22), no auditório da instituição. A abertura do evento contou com uma apresentação cultural da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, que presenteou as crianças com um concerto de músicas folclóricas e de temas da Disney, além das tradicionais trilhas sonoras de filmes clássicos, como Parque dos Dinossauros e Guerra nas Estrelas.

Também aniversariando nesta sexta-feira, o maestro Cláudio Cohen, acompanhado de dez dos 90 músicos da Orquestra, falou do “orgulho” da missão em ajudar os pacientes por meio da música e por estarem presentes desde o lançamento da pedra fundamental do hospital. Nesta data (22), lembrou o maestro, também se comemora o Dia da Música e dos Músicos.

Durante o evento, o superintendente executivo do HCB, Renilson Rehem, fez uma apresentação sobre a trajetória do hospital, ressaltando, entre outras ações, os mais de três milhões e seiscentos mil atendimentos e as quase três mil cirurgias, nesses oito anos de existência da instituição, segundo dados atualizados até outubro deste ano (veja os números abaixo).

Entre outros destaques, Rehem falou ainda sobre a parceria com o Hospital Sírio Libanês de São Paulo. “ Em parceria (com o hospital paulista), por meio de uma assinatura realizada recentemente – um termo de cooperação foi assinado em outubro deste ano, prevendo a oferta de bolsas para profissionais do HCB – visando a possibilidade da realização de transplantes [pediátricos] de fígado aqui, na semana que vem estaremos em São Paulo (para tratar dessa parceria) ”, anunciou, referindo-se ao treinamento dos profissionais do DF pelo hospital Sírio Libanês em 2020.

Presente ao evento, o governador em exercício, Paco Britto, ressaltou essa trajetória de oito anos do HCB. “É uma jornada de amor ao próximo e, em especial, às nossas crianças de Brasília. Esse hospital percebeu que era necessário ir além da assistência às famílias de crianças com câncer e constituiu, com o apoio da sociedade civil, um centro especializado para um tratamento integrado e multiprofissional”, elogiou.

Paco disse ainda sobre o atendimento humanizado. “Eu tenho orgulho de ver o HCB atender crianças e adolescentes com humanização profissional, que é referência em nosso país. Já foram quase 50 mil atendimentos realizados a um custo mensal perto de 18 milhões de reais. Isso demonstra a grandiosidade desse hospital”, concluiu.

Homenagem ao GDF

O presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Newton Alarcão, em homenagem ao Governo do Distrito Federal (GDF), em nome do governador Ibaneis Rocha, entregou uma placa ao Paco Britto, pelo “apoio, liderança e sustentabilidade”, entre outros avanços, na ampliação dos leitos da UTI do HCB.

“É com alegria renovada que comemoro esses oito anos, por poder agradecer quem contribuiu com o Hospital da Criança e as suas inúmeras realizações”, discursou. Entre outros pontos, ele destacou sobre a consolidação do Bloco 2 e a assinatura do contrato de gestão por cinco anos, com possibilidade de renovação por mais cinco, resultado da parceria do Icipe com o GDF.

Estava prevista ainda, durante as comemorações de aniversário, a inauguração da Sala de Simulação Realística da Pediatria, destinada ao treinamento dos profissionais de saúde.

Também participaram da solenidade o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto; a presidente do Abrace, Maria Ângela Marini; a senadora Leila Barros; a conselheira Anilcéia Machado, presidente do TCDF, médicos, enfermeiros, servidores e colaboradores do HCB, entre outros convidados.

Oito anos do HCB (dados atualizados até final de outubro de 2019)

Atendimentos: 3.673.409;

Novos leitos: 148 (podendo chegar aos 200, até o fim deste ano) e 4.873 internações;

UTI: 30 leitos (serão implantados mais oito leitos até o início do ano de 2020) e 756 internações;

Cirurgias: 2.621.